Cidadeverde.com

Confira as grandes atrações de hoje (19), no ExpoPicos 2024.

 

ExpoPicos 2024

 

 

 

Coordenadora do Pacto Pelas Crianças assina parceria para implantação do Projeto Padaria Artesanal no Piauí

 

A coordenadora do Pacto Pelas Crianças no Piauí, Isabel Fonteles, e o secretário da Educação, Washington Bandeira, firmaram, nesta última quarta-feira (17), em Brasília, um acordo de cooperação técnica com o Projeto Padaria Artesanal, coordenado pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin. Nove piauienses participarão de qualificação no Distrito Federal, no mês de fevereiro, e serão os primeiros multiplicadores do projeto do Piauí. Na oportunidade, os gestores piauienses apresentaram todo o plano de expansão do projeto no Piauí, que deve beneficiar inicialmente os municípios de Miguel Alves, Pedro II, Teresina, Guadalupe, Bertolínia e Oeiras, com a qualificação profissional em panificação básica para jovens e adultos.

“Em dezembro, recebemos a visita da Lu Alckmin no Piauí e ela nos apresentou o projeto que ela voluntariamente já desenvolve e que visa ajudar a diminuir a insegurança alimentar, com a produção de pães nutritivos, baratos e que podem ajudar muitas famílias a empreenderem e gerarem renda. Na hora, vimos a oportunidade de somar e expandir o projeto, com várias frentes, podendo tanto ajudar as famílias que possuem crianças de 0 a 6 anos, ser implantado também nas creches e garantir uma alimentação saudável para vários grupos sociais e diversas faixas etárias de forma inclusiva. O projeto inicialmente será feito por meio da Secretaria da Educação, mas vamos também integrar com a área da saúde e da assistência social”, explicou Isabel Fonteles.

Para o secretário da Educação, o projeto possui uma metodologia inovadora e apresenta efeitos sociais muito relevantes. “A convite da Isabel Fonteles, participamos dessa reunião com Lu Alckmin e sua equipe, para alinhamento da implantação do Projeto Padaria Artesanal no Piauí, em escolas da Seduc. A iniciativa compreende a realização de curso de panificação para a comunidade em geral, especialmente a escolar, com uma metodologia inovadora, insumos da agricultura familiar, destinação para a alimentação escolar, certificação de curso técnico, dentre outros efeitos sociais muito relevantes”, declarou o gestor.

 

Reforma em hospital

 

O Hospital Estadual José de Moura Fé, localizado em Simplício Mendes, passou por ampla reforma em diversos setores. Um deles foi o centro cirúrgico que voltou, nesta última quarta-feira (17), a realizar procedimentos de pequena e média complexidade. Na reabertura do centro cirúrgico foram realizados 11 procedimentos marcando um importante avanço na oferta de serviços cirúrgicos e no atendimento à comunidade.A diretora do hospital, Nayra Camila de Sousa Lopes, destaca que o centro cirúrgico agora realizará cirurgias eletivas semanalmente, seguindo a fila de espera e atendendo a procedimentos de pequena e média complexidade. “Essa reorganização visa evitar transferências da população local e do Vale do Canindé, proporcionando um atendimento mais eficiente e próximo”, destaca a diretora.

 

Construção de estádio em Pimenteiras

 

A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, e a prefeita de Pimenteiras, Lúcia Lacerda, assinaram, nessa quarta-feira (17), a ordem de execução de serviços destinados à construção de um estádio de futebol na localidade Curral de Pedras.O investimento total para a realização da obra de infraestrutura é de R$ 649.081,59, provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Evaldo Gomes. O prazo estipulado para a conclusão do estádio é de 180 dias. “Essa iniciativa vai proporcionar um espaço adequado para atividades esportivas, culturais e de lazer. Reforça, também, o compromisso em promover o desenvolvimento e o bem-estar da população de Pimenteiras e região”, disse Josiene.

 

Governo do Piauí discute viabilidade para implantação do Hospital Universitário de Parnaíba

 

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), representada pelo superintendente de Alta e Média Complexidade, Dirceu Campêlo, participou, nesta última quarta-feira (17), de uma reunião com a equipe técnica da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O encontro teve como objetivo finalizar a análise situacional para emitir um parecer sobre a viabilidade de implantação do Hospital Universitário da UFDPar (HU-UFDPar).Durante a reunião foi discutida a etapa final do estudo de viabilidade para a implantação do HU-UFDPar, que se destina a atender às necessidades acadêmicas da UFDPar na macrorregião de saúde Litoral - Planície Litorânea.

João Paulo Macedo, reitor da UFDPar, destacou a importância do hospital para a formação acadêmica dos alunos na área da saúde, contribuindo para a redução das desigualdades regionais no Piauí. A criação do HU-UFDPar, segundo o reitor, representa a realização de um sonho para Parnaíba, ampliando o acesso a serviços de saúde de alta complexidade e formando profissionais qualificados para atender às demandas locais e regionais. “A reunião marcou a conclusão do diagnóstico situacional da rede de atenção à saúde na macrorregião, proporcionando um parecer técnico da EBSERH sobre a viabilidade da implantação do hospital”, diz.

 

 

 

 

 

Colunas anteriores