Cidadeverde.com

Prévias carnavalescas na cidade de Picos, prometem ser uma das maiores da região!

 

Prévias carnavalescas na cidade de Picos, prometem ser uma das maiores da região!

 

Confira programação abaixo:

 

 

 

Mais de mil estudantes piauienses conquistaram prêmios nas Olimpíadas Nacionais do Conhecimento

Em 2023, a educação do Piauí alcançou grande destaque nas olimpíadas nacionais do conhecimento. Foram 1.266 medalhas conquistadas pelos estudantes piauienses, sendo de ouro, prata e bronze. Além disso, 413 medalhas em olimpíadas estaduais também foram conquistadas.O aumento expressivo do desempenho dos estudantes nas competições é fruto do projeto inédito lançado em 2023, o Seduc Olímpica. O projeto surgiu com o objetivo de preparar os estudantes das escolas estaduais para eventos educacionais, como olimpíadas, feiras de ciências e torneios, contribuindo para o avanço da proficiência em todos os componentes curriculares da educação básica.

Durante o ano de 2023, foram realizados três eventos que fomentaram o engajamento e participação dos estudantes por todo o Piauí e foram grandes incentivos para a conquista de bolsas, medalhas e menções honrosas. São eles: o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²), criado com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep); a Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (Olinpi), com foco na melhoria da leitura e da escrita; e a Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes para impulsionar o desempenho dos estudantes na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o protagonismo dos estudantes e as ações desenvolvidas pela Seduc para a preparação em olimpíadas. “Os nossos estudantes estão de parabéns pelas grandes conquistas alcançadas ao longo do ano de 2023. Estamos trabalhando em diferentes frentes de ações que resultam na garantia de oportunidade aos nossos estudantes para estas experiências de aprendizagem. Nosso papel é criar as oportunidades por meio dos projetos pedagógicos para que os estudantes conheçam o máximo de atividades, de olimpíadas e consigamos extrair todo o potencial dos alunos e alunas”, comentou o gestor.

 

Sada e Adapi auxiliam criação de fundo para indenizar pecuaristas em caso de emergência sanitária

 

Criadores de bovinos, caprinos, ovinos e suínos do estado do Piauí se reuniram, nesta quinta-feira (4), com representantes da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), para discutir a criação de um Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec) para o Piauí. 

A criação desse fundo privado é um importante passo para a segurança sanitária do rebanho piauiense. “O Governo do Estado criou uma lei que regulamenta o fundo público. Então, nós já temos um fundo público. Agora o setor produtivo, as associações, os criadores estão constituindo um fundo privado, que é um dos critérios do Ministério da Agricultura para que o Piauí possa avançar para área livre de febre aftosa sem vacinação”, disse João Rodrigues, diretor-geral da Adapi.

Os recursos do fundo privado serão destinados para indenização de criadores em caso de uma emergência sanitária no estado. “Nós da Sada estamos agindo como intermediador entre os criadores, para que esse fundo seja constituído, e em caso de necessidade de destinação, seja direcionado pelo setor produtivo, que ficará responsável por tudo isso. Os criadores, pecuaristas e associação do estado serão os responsáveis pelo Fundepec-PI, mas é de total interesse do Estado que isso seja estabelecido, para que o Piauí avance na melhoria da qualidade e produtividade da pecuária”, disse Fábio Abreu, secretário da Sada. 

 

Colunas anteriores