Cidadeverde.com

Presidente recebe decreto que tomba o Jockey, mas não fala

Imprimir
O presidente do Jockey Club do Piauí, Nerval Júnior, recebeu no final da tarde desta segunda-feira (23) o decreto de tombamento da estrutura física da entidade, assinado pelo prefeito Elmano Férrer (PTB) no último dia 16. Procurado pela equipe da TV Cidade Verde, o administrador do clube se recusou a dar entrevista para comentar rapidamente a situação. Sua secretária alegou que a repórter não teria agendado horário.

Fotos: Geísa Chaves e Helder Sousa/Cidadeverde.com
Secretário João Alberto Monteiro e o decreto entregue ao presidente do clube


O decreto de tombamento foi entregue pelo secretário municipal de Planejamento, João Alberto Monteiro, e o sub-procurador geral do Município, Marcelo Mascarenhas. O encontro ocorreu a portas fechadas e também não pode ser registrado pela imprensa. 

Monteiro explicou que o decreto, assinado por nove órgãos da administração municipal, surgiu após um abaixo-assinado entregue na Prefeitura de Teresina em 13 de janeiro por sócios do Jockey Club. O grupo é contra a venda da sede e alegou preservação histórica e cultural do patrimônio para pedir que mudanças sejam impedidas. 


De acordo com Mascarenhas, o decreto não pode ser desfeito, exceto se a Câmara Municipal aprovar uma nova lei de tombamento. Caso a decisão não seja acatada, a administração do imóvel pode sofrer multa diária ou até ter o prédio tomado pelo poder público.  

O tombamento não impede a utilização do Jockey Club economicamente. No entanto, somente a área do campo de futebol e parte dos fundos do terreno da avenida Nossa Senhora de Fátima podem sofrer modificações em sua estrutura. As outras áreas não podem sofrer qualquer alteração urbanística sem a autorização do município. 


Reportagem
A polêmica envolvendo a possível venda do Jockey Club é destaque de capa da nova edição da Revista Cidade Verde, nas bancas desde o último fim de semana. A reportagem mostra a gloria e decadência de um dos mais tradicionais clubes da cidade e a divergência entre os sócios sobre a proposta de se desfazer dos imóveis. 


Geísa Chaves (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais