Cidadeverde.com

Doação para fundo municipal da criança deduz imposto de renda

Imprimir
Segunda-feira (30) é o último dia para a declaração do imposto de renda, portanto, a última chance para pessoas físicas e jurídicas contribuírem com doações para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

As empresas tributadas podem deduzir até 1% de seu Imposto de Renda para esses fundos, sem ônus. A pessoa física pode descontar até 6%. Apesar disso, a Receita Federal estima que pouquíssimos contribuintes utilizam dessa prerrogativa da lei federal do Imposto de Renda.

A Câmara municipal de Teresina aprovou projeto Lei de autoria da vereadora Graça Amorim (PTB) que institui os Prêmios Empreendedor “Amigo da Criança”, “Cidadão Amigo da Criança” Criança” e “Contabilista Amigo da Criança”, a serem concedidos a pessoas jurídicas e físicas que contribuírem para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e para profissionais e empresas de contabilidade que incentivarem  a contribuição.

A proposta da lei é despertar e difundir entre a sociedade  a importância do uso de incentivos fiscais como doação aos Fundos da Infância e Adolescência (FIA). A premiação será feita  anualmente, na semana em que se insere o dia 12 de outubro em sessão solene da Câmara Municipal de Teresina.

Os recursos destinados ao fundo são administrados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCAT), formado por representantes da sociedade civil organizada (ONG) e dos órgãos públicos definido em lei municipal (OG), que decidem em que projetos vão investir, sempre com foco  em questões sociais que envolvem crianças e adolescentes.

“A proposta de premiação, também aos Contabilistas, deve-se ao fato de serem peças-chaves na articulação do financiamento dos fundos de infância à criança e adolescente. São eles que, com seu conhecimento e dinamismo profissional, informam às empresas e contribuintes pessoa física sobre as possibilidades dedução do imposto. Esta é, pois, uma forma de incentivar a classe na defesa da contribuição ao FIA”, pontua a vereadora.

A conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesente de Teresina (FMDCAT) para doações é 79764-2 - Agência 3791-5 (Banco do Brasil). Mais informações podem ser obtidas com a  secretária-geral do CMDCAT, Stela Mendes, telefone 9457 1888.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais