Cidadeverde.com

Presidente da CBF não quer Ronaldinho nas Olimpíadas

Imprimir
Na opinião do presidente da CBF, José Maria Marin, Ronaldinho Gaúcho não deveria entrar na seleção brasileira que vai disputar os Jogos Olímpicos de Londres, em julho. A convocação da seleção brasileira para os amistosos que servirão para definir a composição final da lista da Olimpíada ocorre na sexta-feira. E o dirigente já deixou claro que pretende ver quem são os escolhidos nesta quarta, 48 horas antes de serem anunciados ao público. 


O cartola afirma que é de sua responsabilidade ainda evitar que o evento seja usado por empresários de jogadores para promover seus atletas e insiste que o objetivo terá de ser o de formar uma equipe com "espírito olímpico". Marin assegura que não quer ter acesso antecipado à lista de jogadores para incluir eventuais protegidos seus na seleção de Mano Menezes. Mas ele acredita que ajudaria a evitar "elementos estranhos no grupo". 

Em março, Mano Menezes anunciou uma lista de 52 jogadores que potencialmente poderiam ir a Londres, uma exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI). E Ronaldinho Gaúcho estava nesse grupo. Assim como para qualquer outro caso que pareça fora de contexto, Marin insiste que a comissão técnica terá de dar explicações para justificar se o astro do Flamengo aparecer na convocação olímpica. Mas deixa claro que, por ele, o jogador "não iria". 

Marin explica que tentará evitar que surpresas acabem ocorrendo, com a inclusão de jogadores desconhecidos e que seriam alvo de pressão de empresários, na esperança de promover certos atletas. "Todos sabem quem são os melhores", indicou o presidente da CBF, apontando para exemplos como Lucas, do São Paulo, e Leandro Damião, do Inter.

"Já vimos listas que eu mesmo tinha dificuldade para saber quem era um determinado jogador", lembrou. "A diferença é que eu sou do meio. Conheço todos os detalhes. Não adianta me dizer que tal ou tal jogador está estourando num campeonato totalmente desconhecido. Conheço todos os truques." 

A próxima convocação promete ser uma das mais importantes na era Mano Menezes, pelo menos desde a Copa América. Isso porque o treinador terá, a partir do final de maio, um bom tempo com a equipe. No próximo dia 26, em Hamburgo, o Brasil enfrenta a Dinamarca em amistoso. Logo depois, viaja para encarar os Estados Unidos, no dia 30. Quatro dias depois, ainda joga contra o México e no dia 9 contra a Argentina.

Marin insiste que a convocação terá um "caráter olímpico". Ou seja, a lista que o público conhecerá na sexta-feira vai ser formada por jogadores que serão testados para serem usados nos Jogos de Londres. O presidente indicou que quer dos atletas "quase um espírito amador". "Não adianta ter só prestígio", declarou o cartola.

Marin rejeita a tese de que está mudando a forma pela qual a lista é divulgada e insinua que os demais presidentes da CBF também já tinham acesso aos nomes dos convocados antes do publicação. A diferença, segundo ele, é que nunca admitiram.

Sem comentários 

Mano Menezes não quis comentar sobre a opinião de Marin, que admitiu que não gostaria de ver Ronaldinho Gaúcho nos Jogos de Londres. "Tenho relação direta com o presidente da CBF e com o diretor de seleções (Andrés Sanchez). Não ouvi o teor da entrevista do presidente e, portanto, não vou fazer nenhum comentário", disse o técnico. 

O treinador resolveu apostar em Ronaldinho Gaúcho após o fracasso do Brasil na Copa América da Argentina, em junho do ano passado. O jogador do Flamengo vivia uma boa fase no Campeonato Brasileiro e tinha preferência nas enquetes com torcedores para voltar à seleção.

Chamado para amistosos no segundo semestre, o meia convenceu Mano Menezes de que poderia ser referência do time e anteparo à nova geração. Depois, caiu de rendimento no clube carioca e sua presença na seleção virou alvo de críticas e rejeição.


Fonte: IG
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais