Cidadeverde.com

Milton Nascimento e Lenine são atrações do Festival de Pedro II

Imprimir
Está confirmado para participar do Festival de Inverno de Pedro II o cantor mineiro Milton Nascimento, artista consagrado internacionalmente. A atração, pela primeira vez no Piauí,  promete levar milhares de pessoas ao Festival.Criado em 2004, o festival de inverno de Pedro II, ano após ano, vem ganhando luz no cenário musical e prestígio entre o público que, como o evento, também aumenta a cada edição.  


Desde o Festival Internacional da Canção de 1967 quando classificou três musicas de sua autoria (entre elas Travessia e Morro Velho) que Milton Nascimento desponta no cenário mundial como um dos mais importantes músicos brasileiros de todos os tempos. O disco Courage, gravado nos Estados Unidos já em 1968, reuniu nomes de peso como o pianista Herbie Hancock e o produtor Eumir Deodato. Com este álbum, ainda aos 26 anos de idade, passou a transitar com enorme influência por todos os cantos onde passou.

Milton acumula na bagagem quatro prêmios Grammy, uma centena de títulos e homenagens, turnês bem sucedidas na Ásia, Europa, África e América, além de mais de quinze milhões de discos vendidos na carreira. Em pouco tempo, Milton Nascimento se transformou em "cidadão do mundo". 

Em Paris, o então presidente François Miterrand adiou a reabertura do Museu do Louvre para poder assistir ao show de Milton no Park de La Villete. Em Los Angeles, teve seu nome registrado no Royce Hall, onde Einstein apresentou sua Teoria da Relatividade. Recebeu a chave das cidades de Nova York e Miami; foi feito Cavalheiro das Artes e das Letras da República Francesa. 


O sucesso nos palcos dos mais de vinte países onde Milton sempre cantou o Brasil é a legitimação de seu talento. Talento que já colocou seu nome diversas vezes nas listas dos melhores das publicações "Down Beat" e "Billboard".

Em 2012, para comemorar os 50 anos de carreira de Milton, está programada uma grande turnê com shows em praticamente todos os estados brasileiros, além de apresentações na Europa e na América do Sul. 

Milton nunca se preocupou com a distância, muito menos com o tamanho do lugar. Assim, como nunca se cansa de repetir: "Vou onde me chamam". E é com essa humildade e virtuoso talento que Milton Nascimento abaterá fãs com sua música e estilo inconfundível nesta 9ª edição do Festival de Inverno de Pedro II.

Outra grande atração que fará parte do line do festival é Lenine que traz aos palcos piauienses o seu disco Chão.

Com direção musical do próprio Lenine, em parceria com Bruno Giorgi e JR Tostoi, o show tem em cena os três – num espaço repleto de equipamentos eletrônicos e instrumentos – que vão levar as canções e reproduzir os ruídos orgânicos que permeiam nove das dez faixas do disco, como “Chão” (Lenine /Lula Queiroga), “Invergo mas não quebro” e “Isso é só o começo” (Lenine/Carlos Rennó).


Numa evidente opção estética – instigada pelo canto de um pássaro, que invadiu a gravação de uma das faixas - o trabalho revela-se “eletrônico, orgânico e concreto”, com dez músicas inéditas, imersas na delicada intimidade de ruídos sem edição.“No início, havia apenas a palavra e meu principal significado de chão: tudo aquilo que me sustenta. Chão, quase onomatopeia do andar - que soa nasal, reverbera no corpo todo. É pessoal, passional e intransferível” – conta Lenine, explicando como surgiu a inspiração para o nome do disco e, consequentemente, da turnê.


Os fãs piauienses vibram com a revelação do nome do artista, que já vinha sendo cogitado há algum tempo. Agora o nome de  Lenine figura como uma das atrações nacionais que se apresentará no evento em 2012.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais