Cidadeverde.com

Seca: SDR chama prefeitos para fazer cadastro de carros pipas

Imprimir
O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado, Rubens Martins, convoca os prefeitos dos municípios atingidos pela estiagem para se cadastrarem junto à SDR para começarem a receber carros pipas contratados pelo governo do Estado.

Os recursos do Ministério da Integração Nacional ainda não saíram, mas o governador Wilson Martins já autorizou a contratação dos veículos para serem levados às cidades do semi-árido.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“É preciso que os prefeitos atualizem seus cadastros e façam a solicitação junto à Secretaria de Defesa Civil para que os carros possam ser contratados e o abastecimento de água seja estabelecido de forma urgente. Faço um apelo para que agilizem esse cadastro para que possamos encaminhar os caminhões”, destacou o superintendente Rubens Martins. 


Ele disse ainda que o seguro Garantia Safra deve começar a ser pago a partir do dia 1 de junho em quatro parcelas aos agricultores cadastrados e às prefeituras que conseguiram regularizar seus aportes. “Os prefeitos devem fazer o acompanhamento e liberar os aportes que senão o ministério [Desenvolvimento Agrário] não libera”, destacou.

Perdas

Segundo Rubens Martins, 150 municípios são atingidos pela estiagem na região do semi-árido com uma média de 80% de perdas na produção de milho, arroz e feijão. Mesmo tendo sido liberadas mais de 500 mil sementes, agricultores sequer chegaram a plantar por conta da falta de chuvas. 



Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais