Cidadeverde.com
Entretenimento

Núcleo do Dirceu leva programação de dança à zona Sudeste

Imprimir
Nos dias 11 e 12 de maio, sempre às 20h, o Galpão do Dirceu, em Teresina (PI), apresenta o espetáculo Solo Lisboa e o videodança Love Letter, ambos parte do projeto datingsoccerfood, concebido e dirigido pelo artista e gestor cultural Marcos Moraes. No dia 14, das 9 às 11 horas, o Galpão conta com  a presença de gestores e artistas da cidade para uma conversa sobre Políticas Públicas provocada e mediada por Moraes. 

A iniciativa faz parte de uma programação promovida pelo Núcleo do Dirceu entre os meses de maio e julho. Nesse período, a plataforma de artistas e produtores piauiense recebe em sua sede, no bairro do Dirceu, as obras Em redor do buraco, tudo é beira (Marcela Levi), Árvores (Cia. Clarice Lima + Gente fina, elegante e sincera), Menu de Heróis (Weyla Carvalho + Núcleo do Dirceu) e Para oherói: experimentos sem nenhum caráter – corpo sobre o papel (Paula Carneiro Dias). Também fez parte da programação, o espetáculo Lamentos e gozos da imperatriz de Itapipoca (Cia. Balé Baião), apresentado de 4 a 6 de maio. Paralelamente, haverá oficinas com os criadores-intérpretes.

Solo Lisboa é um trabalho sobre o propósito da dança e sua relação intrínseca com a vida. Foi iniciado em residência artística no Atelier Real de Lisboa, onde teve o acompanhamento de João Fiadeiro, e desenvolvido em São Paulo. A criação, a autoria, a representação, o movimento, a busca de sentidos, o fracasso e a invenção são alguns dos tópicos que o motivaram. 


Solo Lisboa

Já o videodança Love Letter, foi desenvolvido em Londres junto à fotógrafa e realizadora em vídeo Marcella Haddad e editado por Fabio Almeida em São Paulo. O projeto DSF recebeu o Prêmio Fomento à Dança da Cidade de São Paulo/9ª edição e a Bolsa Funarte de Residências Artísticas em Artes Cênicas em 2010/11. Em 2012 recebeu o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança – Circulação.

Marcos Moraes é formado em dança e “Técnicas Psico-corporais para o Desenvolvimento Harmônico” pelo Espacio de Desarrollo Armónico – Rio Abierto, de Montevidéu, Uruguai. Trabalha como artista, docente, gestor e produtor cultural. Atualmente desenvolve o Projeto datingsoccerfood, plataforma de criação e pesquisa em dança e performance. Foi integrante do Grupo Espacio de Dança-Teatro, dirigido por Graciela Figueroa, entre 1995 e 2002.


Ficha Técnica
Concepção e Direção: Marcos Moraes
Produção Executiva: Radar Cultural, Gestão e Projetos
Direção de Produção: Solange Borelli

Love Letter – DVD – Com Marcos Moraes e participações especiais de Marcella Haddad, Teresa Toledo, Artyom Romanoff e os tocadores de Sinos de St. Mary`s Church, Putney Bridge, Londres. Camera de Marcella Haddad; Edição de Fabio Almeida.

Solo Lisboa – Com Marcos Moraes; acompanhamento na residência realizada no Atelier Real (Lisboa): João Fiadeiro. Desenho de Luz: André Prado. Música: Alvanoto&Sakamoto.

redacao@cidadeverde.com
Imprimir