Cidadeverde.com

FMS realiza 2ª etapa da ação preventiva de hepatites virais

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PI), realizou nesta terça-feira (15), a segunda etapa da ação de prevenção de hepatites virais.

Com objetivo de orientar e prevenir a doença, os técnicos da FMS vacinaram as estudantes do curso de manicure e pedicure contra hepatite B. De acordo com Kledson Batista, coordenador de DST/Aids da FMS, a capacitação das estudantes e profissionais de salão de beleza é dividida em três momentos, visando educar, orientar e prevenir sobre hepatite.

No primeiro momento, foi realizada uma palestra sobre hepatites virais, ocasião na qual a FMS apresentou os riscos de um ambiente propício à contaminação, como é caso do salão de beleza, onde são manuseados objetos cortantes, através dos quais pode ocorrer o contato com sangue contaminado e a transmissão da doença.

"Os materiais metálicos devem ser esterilizados em estufas ou autoclaves, que são aparelhos de esterilização por alta pressão e calor úmido, e todos os outros objetos precisam ser descartáveis. Além disso, é importante que cada profissional de beleza esteja imunizado contra a hepatite, pois a vacina só é eficaz quando se é tomada as três doses", explica Kledson Batista.

Para aumentar as formas de prevenção, a FMS, seguindo orientação do Ministério da Saúde, disponibiliza a vacina contra hepatite, gratuitamente, em todos os hospitais municipais para a população em geral. As vacinas contra hepatite B devem ser tomadas da seguinte forma: a segunda dose 30 dias depois da primeira e a terceira, seis meses depois da primeira.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais