Cidadeverde.com

Marcelo Evelin e Núcleo do Dirceu fazem turnê pelo Brasil e Europa

Imprimir
Marcelo Evelin/Demolition Inc. + Núcleo do Dirceu voltam a apresentar o espetáculo Matadouro no Brasil e Europa. Inspirada em “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, a obra será apresentada no prestigiado festival Kunsten des Arts, em Bruxelas, de 19 a 22 de maio, no projeto Interação e Conectividade, em Salvador (BA), dia 2 de junho, e no festival Conexão Dança, em São Luís (MA), dia 9 de junho. Matadouro retorna à Europa depois de passar no fim do ano passado por Portugal e pelas cidades de Bruxelas, Maastricht e Liège - estas últimas, dentro da programação do festival Europalia.

Foto: Sérgio Caddah
 
O Kunsten des Arts é um festival cosmopolita que acontece todo mês de maio em Bruxelas. Durante três semanas, uma seleta vitrine de criações belgas e internacionais ocupa cerca de quinze teatros e centros artísticos da cidade, assim como diversos outros locais.
 
Criado em 2006, o Interação e Conectividade é umencontro feito por artistas-curadores para amplos fazeres da arte contemporânea. Realizado pelo Dimenti, em Salvador (BA), sua sexta edição (de 30 de maio a 3 de junho) acentuará a ideia de borda na relação entre a dança e outras linguagens artísticas.
 
O quarto Conexão Dança, no Maranhão, propõe uma reflexão sobre os quatrocentos anos de São Luís sob o recorte Para Habitar a Cidade. Durante a programação, de 1 a 9 de junho, o Núcleo apresenta também sua criação infantil Menu de Heróis: dia 8, no Teatro João do Vale, com sessões às 15h e 19h30.

Foto: Sérgio Caddah

 
Marcelo Evelin é coreógrafo, intérpretee pesquisador. É criador independente com sua Companhia Demolition Inc., ensina na Escola Superior de Mímica de Amsterdam, Holanda, e coordena o Núcleo do Dirceu, em Teresina, Piauí. Composto por artistas-produtores que operam dentro de um sistema colaborativo, atuando em diferentes linguagens das artes performáticas, o Núcleo foi reconhecido duas vezes pela Associação de Críticos de Artes de São Paulo: em 2008, pela melhor “Política Pública em Dança”, e em 2011, por “Formação, Difusão, Produção e Criação em Dança”.

Com o Núcleo do Dirceu, Marcelo estreou Matadouro em novembro de 2010 no Panorama de Dança (RJ). A obra é composta por oito intérpretes que, através de uma ação contínua, incorporam a luta em seu estado limite e arrastam consigo o espaço entre a periferia do Dirceu, a favela da Maré, Auschwitz ou Canudos, acompanhados pelo Quinteto em C Maior de Franz Schubert. Matadouro fecha a trilogia baseada em Euclides da Cunha - a terra, em Sertão, o homem, em Bull Dancing, e agora, em Matadouro, a luta – e tem sido apresentado no Brasil, Alemanha, Japão, Bélgica, Holanda e Portugal.
 
Ficha técnica: Alexandre Santos, Andrez Lean Ghizze, Cipó Alvarenga, Cleyde Silva, Datan Izaká, Fábio Crazy da Silva, Fagão Izabelle Frota, Jaap Lindijer, Jacob Alves, Josh S., Layane Holanda, Marcelo Evelin, Regina Veloso, Sérgio Caddah, Silvia Soter. Duração: 1 hora e 5 minutos.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais