Cidadeverde.com

Economista diz em palestra onde investir dinheiro poupado no mês

Imprimir
O governo brasileiro iniciou nos últimos meses uma série de cortes na taxa básica de juros, conhecida como Selic, para evitar o desaquecimento da economia diante da crise global. Isso significa que o consumidor e as empresas estão pagando cada vez menos para obter crédito com bancos e no varejo. Mas, não há apenas vantagens com essa redução. A taxa Selic também é usada como referência para vários tipos de investimentos de renda fixa e quanto mais ela cai, menor é o retorno de alguns tipos de aplicação.


Levando em consideração esse cenário, o economista Gustavo Strauch realiza em Teresina na próxima quarta-feira (23), a partir das 19h, na Cilp, uma palestra que tem por objetivo chamar a atenção do investidor não somente para a importância de poupar, que todos já sabem, mas de onde investir o dinheiro poupado a cada mês.

Gustavo Strauch é economista (IBMEC – RJ) e mestrando em administração (IBMEC – RJ). Atua no mercado financeiro desde 1997, trabalhou nas maiores corretoras do Brasil. É professor dos cursos Apogeo, palestrante e atua na Área Comercial da Apogeo Investimentos, braço da Vinci Partners, dona da Equatorial Energia, Inbrands e Los Grobo, Ellus, Ceagro, SP Fashion Week, Burger King no Brasil, a Unidas Rent a Car e a Austral Seguradora.

Na palestra, o economista irá fazer uma contextualização do cenário atual da economia, apresentará a prateleira de produtos que normalmente os investidores têm acesso, fazendo comparações numéricas e objetivas com estes produtos e demonstrará o que é uma alocação de investimentos. “Iremos dar dicas ao público presente de como escolher as “caixinhas” e os produtos financeiros que vão ajudá-los a alcançar os seus objetivos de poupança, seja para a compra de um imóvel, educação dos filhos, aposentadoria ou simplesmente poupar para consumir mais no futuro”, explica Strauch.

Segundo o economista, não existe o pior ou o melhor tipo de investimentos, existe sim o melhor produto de investimentos que se adequa a determinado perfil de investidor. “Com a redução da Selic criou-se a ideia de que a poupança ó único e o melhor tipo de investimento. A poupança pode sim ser um excelente investimento para um perfil conservador e para um pequeno investidor que poupa um pouquinho a cada mês, mas pode ser ruim para outros que por ventura, mesmo conservadores, detém de um capital maior. Neste segundo caso a diversificação é muito importante”, destaca.

Strauch ressalta ainda que com as taxas de juros mais baixas, a gestão profissional será cada vez mais um diferencial a ser identificado pelos investidores. “Acredito que com internet, tecnologia e fluência das informações e conhecimentos está tudo mais fácil, mas quando falamos de dinheiro, finanças e por consequência investimentos, o assunto se torna muito difícil. Com as taxas de juros em patamares mais baixos os investidores começam a fazer contas, a acompanhar resultados e querer conhecer mais sobre produtos mais sofisticados. Por isso, é importante buscar profissionais, empresas, que devidamente certificadas e registradas pelos órgãos competentes, possam assim prestar serviço, seja de educação financeira ou de consultoria de investimentos propriamente dita”, alerta.

Assuntos como poupança, títulos do tesouro, CDB, fundos de investimentos, alocação e simulação de investimentos e perfil de investidores também serão abordados durante a palestra.  A atividade é gratuita e acontece na sede da Cilp, localizada na rua Anfrísio Lobão, 1.200, Jóquei. As informações sobre a palestra podem ser adquiridas pelo telefone 3231-0554.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais