Cidadeverde.com

Jornalista lança livro sobre fotógrafo piauiense José Medeiros

Imprimir
A jornalista piauiense, Ranielle Leal, lança nesta quinta-feira (24), às 20h, na Casa da Cultura em Teresina, o livro O Olhar e a Palavra no qual analisa o fotojornalismo de José Medeiros na revista O Cruzeiro, veículo em que trabalhou de 1946 a 1962.

O livro apresenta fotorreportagens que levaram o fotógrafo ao patamar de pai do fotojornalismo brasileiro. José Medeiros considerado o “poeta da luz” realizou durante o período em que esteve na O Cruzeiro, um trabalho que procurava mostrar um Brasil diferente do que se conhecia até então. Através das suas reportagens fotográficas, os índios do Xingu e os cerimoniais do candomblé ficaram conhecidos em nível mundial. Por outro lado, também buscou valorizar cenas do cotidiano, traduzindo-as em fotografias de rara beleza.

A obra é uma realização do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e do ICC- Instituto de Comunicação e Cultura, este criado em 2011 em Teresina e que reúne grandes nomes das artes piauienses como Fátima Campos, Hostyano Machado e Júlio Medeiros, dentre outros. Vale ressaltar que o livro tem o patrocínio da Med Imagem e da Halley.


A CASA DA CULTURA
O Espaço Cultural Casa da Cultura é mantido pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves vinculada a Prefeitura de Teresina e possui além de uma pequena pinacoteca, o acervo do jornalista Carlos Castello Branco, parte do acervo do fotógrafo José Medeiros, biblioteca e espaço para exposições e cursos.

A Casa da Cultura também conhecida como Casa do Barão de Gurguéia está localizada na Praça Saraiva em frente à Igreja Nossa Senhora das Dores, no centro de Teresina.


A AUTORA
Ranielle Leal é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí, possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e Mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente trabalha como Coordenadora de Comunicação de Ministério do Estado do Piauí.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais