Cidadeverde.com

HGV contribuiu para Teresina se transformar em pólo de saúde

Imprimir
Inaugurado em 3 de maio de 1941, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi uma aposta do governo do Estado da época para levar saúde de qualidade a toda população carente do Piauí. No programa especial desta sexta-feira (25) a TV Cidade Verde contou um pouco dessa história.


Antes, a saúde pública na capital Teresina ficava a cargo na Santa Casa de Misericórdia, mas o centro não está adaptado para demanda por saúde pública que emanava da população. A obra por muito tempo foi considerada um Elefante Branco, mas conseguiram provar o contrário.

Erguido nos moldes franceses de saúde, o hospital foi construído inteiramente com recursos estaduais. As sobras de material da obra deram origem a Biblioteca Pública de Teresina, que também foi destacada para guardar os arquivos do governo.


No HGV trabalharam grande nomes da medicina regional. São exemplos: Agenor Barbosa de Almeida, Lineu Araújo, Zenon Rocha, Natan Portela e João Emílio Falcão. Esses mesmo profissionais ajudaram a instaurar a Faculdade de Medicina do Piauí em Teresina.

A política de saúde brasileira sugeria a construção de hospitais no litoral. Com o Getúlio Vargas foi diferente. Ele se instalou no seio da capital que se desenvolvia, localização fundamental para garantir o livre acesso dos teresinenses a saúde.

A “obra majestosa” foi construída onde funcionava uma vacaria e só foi possível porque o Piauí vivia na época o apogeu da exportação da cera de carnaúba. O hospital era um projeto tão ousado que foi até copiado. Um ano após o início das obras do HGV, o Hospital das Clínicas de São Paulo foi erguido inspirados nos moldes piauienses.

O Getúlio Vargas foi concluído para comemorar os seis anos de governo de Leônidas Melo e desfocou a atenção de quem tinha que se deslocar para Fortaleza em busca de atendimento médico. O HGV, sem dúvida, foi o passo inicial para que Teresina se tornasse referência na saúde da região.


Com informações de Karina Matos (TV Cidade Verde)
Redação de Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais