Cidadeverde.com

Tartaruga gigante é flagrada desovando na praia de Barra Grande (PI)

Imprimir
O pescador Francisco das Chagas do Nascimento Soares, 65 anos, flagrou uma tartaruga-de-couro, ou tartaruga gigante, em processo de desova na praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí.

Fotos: Marcos Cazuza e Chagas Soares/Proparnaiba

O animal media 1,72 metros e segundo os biólogos do Projeto Tartarugas do Delta, do qual o pescador é colaborador, essa é uma espécie de tartaruga marinha entre as mais ameaçada de extinção no mundo

"O pessoal do projeto disse que esta época é o período da desova das tartarugas, mas durante o tempo que moro aqui na localidade, nunca havia apreciado uma cena tão impressionante como a que presenciei", revela o pescador.


Francisco das Chagas disse que seguiu o procedimento orientado pelos biólogos do Tartarugas do Delta e ficou de prontidão até o término da desova da tartaruga. O processo durou cerca de três horas e o animal contou com a segurança do pescador para garantir que nada atrapalharia a desova, nem o retorno da tartaruga ao mar.

O fato chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local. Segundo informações colhidas pelo colaborador, alguns pescadores afirmam que há outros ninhos de tartaruga na praia e que já presenciaram vários filhotes na beira mar.


A preocupação dos moradores é com a circulação desordenada carros na praia que pode causar impactos ambientais, além de afetar a preservação dos animais que se utilizam da praia no processo reprodutivo.

A bióloga Werlanne Magalhães, coordenadora Técnica do Projeto Tartarugas do Delta, disse que este é o quinto registro de tartaruga-de-couro nesta temporada no litoral do Piauí. O período de desova deve acontecer até o mês de junho nas praias da região.



Com informações de Proparnaiba.com
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais