Cidadeverde.com

Lei: Flora Izabel inclui a Parada da Diversidade no calendário do PI

Imprimir
A deputada estadual Flora Izabel (PT) teve aprovado o projeto de lei que inclui as Paradas da Igualdade no calendário oficial de eventos do Piauí. Com o projeto, as paradas organizadas pelo movimento LGBT, que reforçam a luta pela cidadania de grupos excluídos, notadamente do público LGBT, passarão a ser reconhecidas pelo governo do Estado.


Flora, que foi pioneira na defesa dos homoafetivos como vereadora de Teresina, também foi a primeira deputada a aprovar uma lei estadual em beneficício do segmento, prevendo sanções adminstrativas contra atos discriminatórios. No atual mandato, a deputada petista lançou o livro “As 4 Leis da Diversidade”, que reúne as principais leis de sua autoria e ações realizadas em parceria com as entidades do movimento LGBT.

“As parada da diversidade realizadas nos municípios piauienses são um espaço político e plural, de afirmação da festa da cidadania e de luta em favor da igualdade entre as pessoas. As paradas foram pensadas pelo movimento LGBT no Piauí com o objetivo de publicizar para a sociedade a violência e a discriminação sofrida cotidianamente por esse segmento, bem como reivindicar igualdade de direitos”, afirma a deputada Flora Izabel.

No Brasil, em mais de 450 municípios acontecem as paradas da diversidade ou da igualdade, sendo que a de São Paulo é considerada a maior do mundo, tendo reunido cerca de 4,5 milhões de pessoas. No Piauí, as paradas já são realizadas em 8 municípios.

“Em Picos, por exemplo, a primeira edição da Parada da Igualdade ocorreu em outubro de 2007. Hoje, o evento já extrapolou as fronteiras do município e do Estado, considerando que mobiliza pessoas de vários municípios da macrorregião de Picos e de vários Estados como Ceará, Maranhão, Paraíba, Bahia, Sergipe, Tocantins, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal. Atualmente, a Parada da Igualdade, realizada em municípios piauienses, é o evento organizado pela sociedade civil, com caráter reivindicatório, que reúne a maior quantidade de pessoas das diversas regiões piauienses”, disse Flora.

A Parada da Igualdade realizada no Piauí está entre as que se notabilizam por ser um espaço de luta por respeito a todas as diversidades e de insurgência contra as várias formas de opressão (gênero, raça/etnia, geracional, orientação sexual e identidade de Gênero). Por isso, é cada vez mais significativa a participação de grupos socialmente inferiorizados (negras, mulheres, pessoas vivendo com HIV/AIDS, jovens, deficientes, ciganos). O projeto aguarda sanção do governador.


Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Flora Izabel