Cidadeverde.com

Piauí é o Estado que mais reduziu taxa de trabalho infantil

Imprimir
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última terça-feira (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que mais de 62 mil crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, continuam trabalhando no Piauí. Apesar disso, comparado ao ano de 2010, o Piauí foi o Estado brasileiro que mais reduziu o trabalho infantil.

Em todo o país, há 3,4 milhões de crianças trabalhando, cerca de 530 mil a menos que no ano 2000. No Piauí, os números caíram de 99.214 (2000) para 62.412, ou seja, 36.812 crianças trabalhando a menos.  Veja o mapa clicando aqui.

Dado o contingente populacional, em números absolutos o Piauí foi o Estado que mais reduziu o trabalho infantil. Esses resultados mostram ainda que o Piauí ficou entre os 5 Estados, cuja maior proporção de crianças ocupadas moram na zona rural, o que diferencia a característica do tipo de trabalho infantil.

Na zona rural, a criança ou o adolescente é considerado auxiliar da família, em atividades de subexistência. Já nos grandes centros urbanos, o trabalho infantil está relacionado à atividades de risco e/ou exploração por adultos de caráter duvidoso.

A pesquisa aponta ainda que o Piauí e a Paraíba, foram os únicos que apresentaram uma tendência linear de redução do trabalho infantil nos dois grupos etários pesquisados (10 a 15 anos e de 16 e 17 anos) no período de 2000 para 2010. 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais