Cidadeverde.com

IFPI nega falta de estrutura nos campi do Piauí

A reitoria do IFPI enviou esclarecimentos a respeito dos supostos problemas apresentados nos campi da instituição, apresentados pelo comando de greve dos professores, nesta quinta-feira(14). A direção contesta a falta de laboratórios, da água no campus de Paulitana e de pincéis. 

Na nota, o IFPI informou os diversos equipamentos aquiridos ao longo do último ano e ainda divulga o valor dos recursos que serão investidos neste ano na instituição.

Matéria relacionada:

Veja nota na íntegra:

"1. O Instituto Federal do Piauí ampliou em todos os campi o seu quadro de servidores, tanto técnico-administrativos como docentes, conforme a liberação de vagas do Governo Federal. Atualmente, o IFPI conta com 631 professores efetivos, 478 técnico-administrativos, 15 professores substitutos e 42 professores temporários.

2. Desde 2011, as salas de aulas de todos os campi contam com projetores interativos, que são portáteis, leves, equipados com mouse, teclado e portas de entrada para CD, DVD e demais acessórios (USB), e congregam diversas funcionalidades, como teleconferência e lousa interativa e para aprimorar as atividades em sala de aula, professores do Instituto receberam, também em 2011, um netbook.

3. No Campus Teresina Central, além das salas de aula totalmente equipadas com tecnologia de última geração, a biblioteca possui espaço amplo, com móveis que possuem toda ergonomia necessária para o conforto do usuário, além de vasta bibliografia. O Campus conta com laboratórios já equipados que, diante da necessidade do uso de novas tecnologias, estão sendo reformados e recebendo novos equipamentos para auxilio nas atividades de alunos e professores. Os servidores do IFPI e os alunos atletas possuem uma academia de ginástica com equipamentos de última geração para prática de atividades físicas.

4. O Campus Uruçuí recebeu diversos equipamentos agrícolas para uso nas atividades didáticas dos alunos como grade aradora, grade niveladora, arado, distribuidores de adubo, carreta basculante, plantadeiras dentre outros.

5. Não procede a informação sobre a falta de água e a construção de banheiros no Campus Paulistana.  O campus possui banheiros de qualidade e em pleno funcionamento.

6. O IFPI investe ainda na qualificação profissional dos professores. Desde 2005, foi garantido o acesso de professores e servidores a Mestrados e Doutorados por meio de convênios com diversas Universidades renomadas do país. Com esse investimento, hoje a instituição conta com um total de 226 mestres e 36 doutores em seus quadros. O IFPI incentiva a pesquisa tanto para estudantes (PIBIC e PIBIC Júnior) quanto para professores (Proagrupar). A bolsa destinada a professores é de R$ 700,00 por mês, com validade de um ano. Desde 2005, foram gastos R$ 3 milhões nos programas de incentivo à pesquisa.

7. Em 2012, cerca de 8 milhões serão destinados a obras de ampliação de bibliotecas, reformas em salas de aula e, especialmente, ações ligadas à área dos esportes. Nos campi de Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina Zona Sul, haverá a ampliação das instalações esportivas. Já os alunos de Angical, Corrente, Paulistana, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí receberão um ginásio poliesportivo.

8. O Instituto Federal do Piauí está investindo 57 milhões de reais na reforma, ampliação e construção de novos campi.  Os investimentos começaram em 2011 com a construção dos campi de Oeiras, Pedro II e São João do Piauí, cujas obras estão em fase final.

9. Todos os novos campi terão 4.500 m2 e serão compostos por blocos de salas de aula, salas administrativas, setor de saúde com sala para gabinete médico, odontológico e psicológico, além de laboratórios, bibliotecas, restaurantes e ginásio coberto, além de serem dotados de acessibilidade, conforme orientações do Ministério da Educação.

10.Nos campi não faltam pincéis nem quaisquer outros materiais de expediente."
 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais