Cidadeverde.com

Facebook cria página com dicas de segurança; saiba como se proteger

Imprimir
Nesta semana foi disponibilizada uma nova página de segurança do Facebook, pensada para apresentar aos usuários dicas e orientações para maior segurança. Melhorias foram feitas nos últimos tempos, mas as fraudes se adaptam a essas mudanças e vão se reinventando constantemente. O trabalho não tem fim e a participação dos usuários neste processo é fundamental, principalmente pela sua própria segurança.

A página apresenta inicialmente um vídeo, gravado pela equipe do Facebook e três dicas que acabam remetendo o usuário para outras informações importantes. Confira as soluções de segurança seguir:


Saiba como identificar uma fraude

“Se uma oferta parecer boa demais para ser verdade, provavelmente você está certo”, essa frase está presente no vídeo e em texto na própria página. A grande lição: desconfie. A ferramenta é pensada para que seu uso seja descomplicado e sem muitas surpresas. Chegou um e-mail lhe orientando clicar e trocar a senha? Clicou em algum link para chegar ao Facebook e a página está um pouco diferente? Recebeu por chat algum link que você não pediu ou está em dúvida sobre o que se trata? São situações que se você ainda não presenciou, pode perceber em breve e observe que em toda elas envolvem a ação do usuário de clicar em um link suspeito.

Ações fraudulentas acabam ganhando mais espaço à medida que novos usuários caem nessas armadilhas. Uma prática muito comum é a oferta de criar o botão ‘não curti’ no Facebook que ao clicar, acaba espalhando a mensagem para mais usuários da rede, aumentando ainda mais a quantidade de pessoas que caem nesse golpe. Há ainda a proposta de alguns sites de incluir algo a mais na barra de endereço enquanto você está navegando pela rede, ou ainda em clicar em uma opção para ver quem são as pessoas que acessaram seu perfil. Essa opção tornou-se conhecida por redes sociais como LinkedIn e Orkut mas, segundo o vídeo, “isso é simplesmente impossível no Facebook”.

Escolher uma senha exclusiva

A maioria das invasões e problemas com as contas dos usuários está relacionada à descoberta da sua senha de acesso. Isso se deve tanto pelas ações de fraude conforme vimos acima, quanto pela criação de senhas de baixo nível de segurança. A nova página de segurança pergunta: “A sua senha do Facebook é diferente da sua senha do e-mail?”, e caso não seja diferente, sugere que a senha seja trocada no mesmo instante. Recentemente acompanhamos na Internet notícias do vazamento de senhas do Twitter, senhas do LinkedIn, além de outras. Ou seja, se a sua senha de um determinado ambiente torna-se conhecida, como a maioria dos usuários usam a mesma senha para tudo, então todos os lugares acabam ficando desprotegidos.
Trocar a senha de tempos em tempos é muito importante, além de mantê-la em sigilo inclusive dos amigos. Se o computador de um deles acabar recebendo alguma ação de vírus então, a sua senha também estará desprotegida. O TechTudo já apresentou um tutorial de como criar uma senha mais segura.


Confirmar seu número de celular

Associar o número do seu celular a sua conta é uma possibilidade apresentada pelo Facebook. Essa ação pode ser importante no momento em que a sua senha for perdida. Você pode requerer a troca da senha, enviando uma nova senha para o seu aparelho. A medida não dispensa o cuidado do usuário, pois entre a senha ser roubada e o usuário recuperá-la muita coisa pode ter acontecido.


Como usar jogos e aplicativos de forma segura

Muitos aplicativos apresentam a possibilidade de se cadastrar neles ou fazer o login usando a própria conta do Facebook. Ao associar as duas contas é apresentado ao usuário um resumo de permissões que serão liberadas. Você deve ficar atento ao que o aplicativo está requerendo, por exemplo: um jogo não precisa ter a permissão para acessar as suas mensagens pessoais. A maioria dos usuários simplesmente confirma a tela sem fazer a leitura dos itens que estão sendo apresentados – nosso conselho é: duvide sempre, confirme apenas se tiver certeza.


A segurança da conta do usuário depende apenas do seu próprio cuidado no manuseio da conta e das suas informações de acesso. Em caso de dúvidas sobre qualquer link ou aplicativo, informe-se melhor antes de prosseguir e garanta que seus dados estarão sempre seguros. Vale lembrar ainda que com o lançamento da loja de aplicativos do Facebook, os dados do seu cartão de crédito estarão cadastrados e com isso, perder a senha pode significar, perder dinheiro.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais