Cidadeverde.com

Abrigar criança e adolescente sem autorização é crime, alerta DPCA

Imprimir
A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) alerta para o aumento no número de menores que fogem da casa da família e se escondem na residência de terceiros. 

Da última segunda-feira (18) até sexta (22) foram registrados cinco casos de desparecimento de adolescentes, destes, quatro foram encontrados em casas de conhecidos que não são da família.

De acordo com o chefe de investigação da DPCA, Joattan Gonçalves, o adulto que abriga menor em casa sem autorização do responsável poderá responder pelos crimes de induzimento a fuga ou sonegação de incapaz.

"Se você oferecer qualquer vantagem para a criança ou para o adolescente se hospedar na sua casa, você estará induzindo a fuga. Os menores, na maioria das vezes, ao fugir de casa não procuram abrigo com parentes, porque na visão deles, serão dadas as mesmas proibições que são dadas na casa dos pais. Então, eles procuram terceiros porque lá eles terão mais liberdade", explicou o investigador.

Apesar disso, Joattan acrescentou que os menores não devem ser deixados na rua. "Claro que você não vai deixar o menor na rua, mas deve avisar imediatamente a polícia de que ele está na sua casa, para que sejam tomadas as providências necessárias e para que a família seja informada".

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais