Cidadeverde.com

Salão Internacional de Humor do Piauí começa nesta terça-feira

Imprimir
Em 2012, o Salão Internacional de Humor do Piauí vai homenagear dois artistas importantes para a valorização e divulgação da arte e cultura no Piauí. O palco principal da 29ª edição Salão de Humor vai homenagear o artista plástico piauiense Nonato Oliveira, que já realizou mais de 80 exposições, individuais e coletivas, em diversos estados brasileiros, além da Europa e Estados Unidos. O artista plástico também vai realizar durante o Salão Internacional de Humor, uma exposição de gravuras.


Nonato Oliveira

As obras de Nonato Oliveira são marcadas pelas cores fortes, vivas, usadas para expressar temas como a seca, fome, cultura popular, religião e folclore. Na cidade de Teresina, é fácil encontrar obras do artista plástico espalhadas pela cidade, como o painel externo do Centro de Convenções, construído no final da década de 80.

“O salão de humor tradicionalmente homenageia pessoas importantes da cultura piauiense, pessoas que prestam ou já prestaram serviços relevantes em prol da arte e cultura do Piauí. Nonato Oliveira é um dos mais importantes artistas plásticos do Piauí e Brasil, pioneiro na pintura piauiense junto com Mestre Chico Barros, Afrânio Castelo Branco e Gene Celeste. Nonato já faz parte do cenário imagístico piauiense através de suas telas e painéis espalhados pela cidade de Teresina”, explica Albert Piauhy, idealizador do Salão Internacional de Humor.

CAMPANHA
Aproveitando os cinco dias do 29º Salão Internacional de Humor do Piauí, a organização do evento planeja além de oferecer programação educativa e cultural, arrecadar recursos para duas entidades que cuidam de crianças portadoras de Mielomeningocele e Hidrocefalia em Teresina, a AMH e a AMHOR.

Até o dia 30 de junho, os organizadores contam com o apoio da população para a doação de alimentos (principalmente leite em pó), fraldas descartáveis, brinquedos e sondas, um dos itens mais utilizados por portadores de Mielomeningocele e Hidrocefalia.

As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, na sede da Fundação Nacional do Humor, localizada na Praça Ocílio Lago, Rua Orquídeas, nº 640, bairro Jóquei Clube, ou ainda na Praça Pedro II, durante o Salão de Humor, que acontece de 26 a 30 de junho. Toda a arrecadação será destina às instituições AMH e AMHOR.

Durante o 29º Salão Internacional de Humor, as crianças atendidas pelas duas instituições também vão participar das atividades oferecidas no espaço infantil do evento, que em 2012 vai ser destinado ao incentivo à leitura, através de parceria entre a Fundação Nacional do Humor e Fundação Monsenhor Chaves.

A AMH, Associação de Mielomeningocele e/ou Hidrocefalia de Teresina, foi fundada em 2002 e realiza um trabalho importante com o auxílio de voluntários que trabalham em favor das crianças portadoras das doenças, e ainda dos pais, que muitas vezes não possuem estrutura financeira e emocional para cuidar das crianças. Já a AMHOR, Associação de Portadores de Mielomeningocele, Hidrocefalia e Transtorno Neurológicos Orando por Recuperação, foi fundada em 2007 para também acolher crianças e mães de portadores destas deficiências.

A Mielomeningocele é uma má formação congênita da medula espinhal que ocorre devido ao fechamento incompleto da coluna vertebral, durante o desenvolvimento embrionário. Quando isso acontece, o tecido nervoso sai através de um orifício e a medula fica exposta. Em 85% dos casos, ocorre associação de Hidrocefalia, que é o acúmulo de líquido dentro das cavidades naturais do cérebro, provocando a dilatação e o alargamento das cavidades e o aumento do volume do cérebro.

TERESINA ROCK
O Festival Teresina Rock acontece paralelo ao Salão de Humor e conta com atrações musicais locais e nacionais. Ele acontece à noite na Central de Artesanato Mestre Dezinho, começando sempre às nove da noite, da terça-feira até sábado, dia 30. Quem abre o Festival é a banda piauiense Aclive, na terça, dia 26, às 21h. Outras atrações marcam os cinco dias de Teresina Rock, como Scud, Banda Maldita (do Rio de Janeiro), Danillo Rudah, Fullreggae, Conjunto Roque Moreira, banda Validuaté, Kiko Loureiro (de São Paulo, guitarrista do Angra) e outras.



PROGRAMAÇÃO TERESINA ROCK 2012

TERÇA-FEIRA 26 DE JUNHO

- ACLIVE
- BR-316
- LADO BLUES
- RADIOLA DE RUAH

QUARTA-FEIRA 27 DE JUNHO

- SCUD
- RETROROCK
- OBTUS
- MEGAHERTZ
- BANDA MALDITA

QUINTA-FEIRA 28 DE JUNHO

- COCHÁ 
- GOMES BRASIL
- ZONA DE ATRITO
- DANILO RUDAH
- FULL REGGAE

SEXTA - FEIRA 29 DE JUNHO

- ANDRÉ DE SOUSA & THE MOJO BAND
- NARGUILÊ HIDROMECÂNICO
- RADIOFÔNICOS
- ROQUE MOREIRA
- ÚLTIMO ROMANCE

SABADO 30 DE JUNHO

- PAPANICOLAU
- BATUQUE ELÉTRICO
- CLINICA TOBIAS BLUES
- VALIDUATÉ
- KIKO LOUREIRO

.

OFICINAS E PALESTRAS
Além de shows e exposições, a 29ª edição do Salão Internacional de Humor do Piauí também oferece palestras e oficinas para o público em geral. Oficinas de iniciação à arte fotográfica, percussão musical, técnica vocal e outras vão fazer parte da programação educativa.

Palestras sobre marketing nas redes sociais, elaboração de projeto cultural, fotojornalismo e novas mídias acontecem durante os cinco dias de evento, durante todo o dia, no Clube dos Diários.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas na coordenação geral do Salão de Humor, que fica na praça Pedro II. O valor tanto para as oficinas, como para as palestras é de R$ 5,00 (cinco reais). 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais