Cidadeverde.com

Câmara Federal discute produção de etanol nesta quarta-feira

Imprimir
O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (27), uma reunião para debater a produção de etanol em microdestilarias. O encontro foi sugerido pelo deputado federal Jesus Rodrigues (PT) e contará com a presença do  professor Juarez de Sousa e Silva, docente do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV).


Jurarez Silva é autor do livro “Produção de álcool combustível na fazenda e em sistema cooperativo”, que defende a permissão para que pequenos agricultores possam produzir etanol a partir de cana-de-açúcar para atender à própria demanda e das comunidades vizinhas.

Membro do Conselho, o deputado Jesus Rodrigues, que também é vice-presidente da Subcomissão sobre Energias Renováveis na Agricultura e criação de políticas públicas para a Agricultura Familiar e Extensão Rural, destaca que microdestilarias formadas por cooperativas de agricultores familiares podem não apenas produzir energia para suprir a demanda local, mas para comercializar o excedente segundo normas oficiais.

O parlamentar estuda o assunto desde o início do mandato e garantiu, por meio de um convênio com o Banco do Nordeste, a criação da primeira microdestilaria de etanol do país. O empreendimento está sendo instalado em Palmeira do Piauí, município com tradição no cultivo da cana-de-açúcar, através de uma parceria com a Escola Família Agrícola Vale do Gurguéia (Efavag) e agricultores do município e região.

“As vantagens são incalculáveis. Dentre os objetivos do projeto está a geração de renda para famílias que vivem da agricultura familiar a partir da produção do álcool carburante, adubo orgânico e ração animal; o consumo desses produtos pela população local ou fornecimento a instituições públicas; a otimização do uso dos recursos ambientais; e a melhoria da qualidade de vida do produtor; além de dar condições para que as famílias permaneçam em suas propriedades, reduzindo a migração desordenada para os grandes centros urbanos”, disse Jesus Rodrigues.

A reunião será realizada às 15 horas, na sala de reuniões da Mesa, na Câmara dos Deputados.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais