Cidadeverde.com

Senac inaugura nova sede e homenageia personalidades

Imprimir
O novo prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Teresina, que será inaugurado nesta sexta-feira (29) homenageará quatro personalidades piauienses: os cirurgiões-médicos Alcenor Almeida e David Cortellazzi, o empresário José Alves Filho e o jornalista Deoclécio Dantas. 


O Senac oferece formação profissional nas áreas de moda, beleza, gastronomia, informática, saúde e contabilidade, voltadas às novas tendência e realidade do público consumidor.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomercio SESC/Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, o prédio do Senac, com 4.200 metros quadrados de área construída,  possui arrojado padrão arquitetônico com capacidade para atender 45 mil alunos por ano. Além disso, a infra-estrutura está adaptada à implantação de um pólo universitário do Senac em Teresina.

A sede do Senac, na avenida Campos Sales, totalmente climatizada, está adaptada aos portadores de necessidades especiais, incluindo piso podo tátil, sinalização em braile e possui sistema de monitoramento de câmeras e som.

40 ambientes
Nos dois anexos do Senac funcionam 40 ambientes pedagógicos, com a criação de mais 20 salas de aula tradicionais. 

Foram ampliados o Centro de Beleza, que passa a ter três ambientes para cursos e atendimentos de salão, estética, depilação, manicure, podologia e massagem. O Centro Gastronômico tem duas cozinhas didáticas e Centro de Informática conta com três modernos laboratórios com lousa inteligente – toch screeen.

O novo Centro de Saúde é dotado de laboratórios de enfermagem, segurança no trabalho e estética. Já o Centro de Moda tem salas de corte e costura e modelagem.

O auditório do Senac, que recebe o nome do saudoso empresário José Alves Filho, tem 200 lugares e possui sistema de teleconferência. A Biblioteca “Jornalista Deoclécio Dantas” é atualizada e com acervo voltado para o ensino superior.

A modernização abrange os setores administrativos, de atendimento, lanchonetes e áreas livres. 

Deoclécio Dantas: 60 anos dedicados ao jornalismo
A carreira profissional de Deoclécio Dantas confunde-se com a do  Jornalismo piauiense. Ele é um dos homenageados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), denominando a Biblioteca da nova sede da instituição.

Deoclécio disse que se sente muito feliz com a homenagem do Sistema FECOMÉRCIO SESC/Senac, lembrando que participou da luta pela construção do Palácio do Comércio e Restaurante dos Comerciários. Ele elogiou a gestão do empresário Valdeci Cavalcante, que modernizou as instalações e os serviços do Senac e do SESC no Piauí, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

De origem humilde (trabalhou como camelô no mercado central e foi cobrador de ônibus). O pai era motorista.

Nascido em Teresina, em 1938, o  jornalista Deoclécio Dantas, tem um currículo invejável: desde os 17 anos  trabalhava em rádio e jornal. Daí então, não parou mais: passou pelos Jornais “O Dia”, “O Estado”, “Jornal da Manhã”, “Diário do Povo” (onde foi editor e atualmente é colaborador). Trabalhou na TV Clube, afiliada da Rede Globo no Piauí e, na então TV Pioneira, como apresentador e repórter. Foi diretor de Jornalismo da Rádio Pioneira de Teresina e primeiro correspondente da revista VEJA, no Piauí. Ex-assessor da Universidade Federal do Piauí e da Associação Comercial.

Política e educação 
Jornalista de convicções sólidas e bom relacionamento com os teresinenses, Deoclécio Dantas ingressou na política. Foi vereador, deputado estadual duas vezes, vice-prefeito e prefeito interino de Teresina, Conselheiro da educação e Cultura.

É Membro da Academia Piauiense de Letras. Sua atuação política inclui a luta pela criação do curso de Comunicação Social na Universidade Federal do Piauí e a construção do Restaurante dos Comerciários.

Entre o passado e o presente na área do Jornalismo, Deoclécio disse que hoje se negligencia bastante o conteúdo das reportagens, no entanto acha relevantes as transformações tecnológicas que permitem um locutor de rádio noticiar em tempo real o que acontece no mundo. Ele não acredita na morte do jornal impresso.

O que é entristecedor, na opinião de Deoclécio Dantas, é o declínio do ensino público. “Estudei em escola pública frequentada por filho de governador e pelo filho do comandante do 26º BC. Havia a possibilidade de se misturar várias classes sociais. Hoje, nem professor de escola pública não querem matricular o filho em uma delas. Tenho saudades do tempo em que a educação e a segurança públicas eram boas”, afirma o jornalista.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais