Cidadeverde.com

Peña Nieto declara vitória no México

Imprimir
O presidente do México, Felipe Calderón, felicitou neste domingo (1º, horário local) o candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto, pela vitória nas eleições presidenciais, prevista por uma autoridade eleitoral, e manifestou sua mais "absoluta disposição" para que se dê uma transição ordenada, transparente e eficaz.

Em mensagem à nação depois da divulgação dos resultados da contagem prévia realizada pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE), o líder mexicano, do Partido da Ação Nacional (PAN), manifestou sua mais sincera felicitação a Peña Nieto por sua vitória.

Candidato Enrique Peña Nieto acena para os apoiadores após aparecer em 1º lugar nas contagens prévias de votos (Foto: Reuters)

Calderón também pediu aos mexicanos que deem seu apoio ao próximo chefe do Executivo e para que a próxima administração comece em 1º de dezembro nas melhores condições.

O próximo governo, que vai representar o retorno do PRI ao governo após dois períodos de seis anos nas mãos do PAN, contará com as sólidas bases que conseguiram construir nos últimos anos, disse o presidente.

Calderón destacou que seu governo acatará todas as decisões da autoridade eleitoral e dará todo seu apoio para que o processo eleitoral conclua sem contratempos.

"As eleições foram realizadas em um clima de paz e tranquilidade na maior parte do país", afirmou o presidente, assegurando que trabalhará até o último dia de seu mandato para que a situação do México melhore. O mandato terá duração de seis anos, e a eleiçao também também renova as duas câmaras do Congresso.

Vitória prevista

O candidato do PRI já havia se declarado vencedor das eleições presidenciais, seguindo uma amostra de atas de votação elaborada pelo órgão reitor do pleito. Mais cedo, uma pesquisa de boca de urna divulgada pela rede de TV Milenio indicava o mesmo resutado.
Segundo a amostra de quase 7,5 mil atas, Peña Nieto obteve entre 37,93% e 38,55% dos votos, anunciou o presidente do IFE, Leonardo Valdés, em mensagem em rede nacional.

 
Soldados diante do Instituto Federal Eleitoral (IFE) do México, no dia da eleição presidencial (Foto: AP)

De acordo com esses dados, o candidato da esquerda mexicana, Andrés Manuel López Obrador, obteve entre 30,9% e 31,86% dos votos. Em terceiro lugar ficou a candidata do governante Partido Ação Nacional (PAN), Josefina Vázquez Mota, que conseguiu entre 25,10% e 26,03%.

Em último lugar figura o concorrente do Partido Nova Aliança (Panal), Gabriel Quadri, com entre 2,27% e 2,57% dos votos. Estes dados foram tirados das atas de 7.597 mesas eleitorais das cerca de 143 mil que foram instaladas em todo o país.

Nesta segunda-feira (2) à noite se espera conhecer os resultados provisórios quase totais, com todas as atas que tenham sido recebidas no IFE.

Os mexicanos foram às urnas sob um forte esquema de segurança devido à violência do narcotráfico e aos temores de fraudes.

"Votei esperando que meu voto seja respeitado, porque que há pessoas que fazem trapaças. Espero que a violência tenha fim para vivermos e trabalharmos tranquilamente", disse à agência de notícias France Presse Luis Sevilla, de 26 anos, que vende comida em um mercado do centro da capital.


Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais