Cidadeverde.com

TRE monta plantão especial para registrar candidatos até às 19h

Atualizada às 13h02


Em coletiva, o vice-presidente do TRE, José Ribamar Oliveira, informou que servidores dos cartórios estão sendo deslocados para a sede do Tribunal para garantir os registros das candidaturas até as 19h de hoje. 

Fotos: Yala Sena

"O Tribunal tentou um acordo com o comando de grave mas não houve avanço. Como está havendo piquete e os servidores estão sendo impedidos de trabalhar, resolvemos deslocá-los para garantir o acesso aos candidatos", pontua o desembargador. 

Segundo Oliveira, no interior não está havendo problema para o registro de candidatura.

 

O TRE solicitou a presença do Rone e a rua que dá acesso ao Tribunal foi bloqueada. A polícia está fazendo a segurança das imediações para impedir que os grevistas impeçam a chegada dos servidores ou dos candidatos. 

O desembargador informa ainda que não haverá prorrogação do prazo para registro pois o calendário está definido em lei e não pode ser alterado. 



Atualizada às 12h41
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) montou um esquema especial de trabalho para garantir registro de candidaturas dos políticos que irão disputar as eleições deste ano em Teresina. Haverá uma equipe extra na sede do Tribunal para receber a documentação.


O corregedor e vice-presidente do TRE, José Ribamar Oliveira, concederá entrevista para explicar o funcionamento do núcleo no Tribunal e garantiu nada irá prejudicar os candidatos. 

Os juízes da 1ª e 2ª Zona Eleitoral, João Henrique Sousa Gomes e Eliana Márcia Nunes de Carvalho, respectivamente, afirmam que eles recebendo os registros normalmente. 

O responsável pelo gerenciamento de crises da PM, major Jorge Felipe, está nos cartórios para evitar que seja impedida a entrada dos candidatos.


Publicada às 12h32
Os servidores dos cartórios eleitorais de Teresina estão paralisados e impedem o registro de candidatura dos políticos que pretendem disputar as eleições deste ano. Segundo a categoria, 100% dos servidores aderiram ao movimento. 


Dois quarteirões que ficam nas imediações dos cartórios eleitorais no centro da capital estão interditados. A 1ª Zona Eleitoral está fechada. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acionou a polícia para conversar com os manifestantes e tentar dissuadi-los a voltar ao trabalho, entretanto, não obteve sucesso. 




Os servidores estão com faixas e camisas pretas com o nome “apagão” e dizeres “Sem PCS eleição não acontece”, referindo-se ao Plano de Cargos e Salários. 

A diretora do sindicato da categoria, Madalena Nunes, 100% dos servidores estão parados e o movimento atinge 35 cartórios em todo o estado, inclusive os de Teresina. Ela afirma ainda que os registros de candidatura feitos sem autorização dos cartórios serão nulos. 


O comando de greve teve informação que o TRE vai montar uma equipe no próprio tribunal para atender os candidatos. “É preciso que o Tribunal faça um ato público que tenha ampla divulgação porque se não os registros não serão válidos”, pontua. 

O advogado da OAB, Luciê Viana, informa que a Ordem vai tentar intermediar uma conversa entre a Justiça e os servidores para tentar resolver o impasse. 


Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais