Cidadeverde.com

Atleta piauiense José Nascimento disputa Ultramaratona 24 horas

Imprimir
O atleta José Nascimento, ou simplesmente Zezinho, 40, representará o Piauí na Ultramaratona 24 horas dos Fuzileiros Navais que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 15 de julho. Ao todo, 500 atletas participarão da competição, que é considerada uma das corridas mais difíceis e exaustivas.


Zezinho pratica esse esporte há 10 anos. Incentivado por um amigo, tornou-se corredor e desde então não parou mais. O esportista já participou de 100 corridas, totalizando mais de 100 medalhas e 20 troféus.

Especializado em corridas de resistência, participou de 19 maratonas de 42 km, além de meias e curtas maratonas. Competiu em várias cidades no Brasil, como Fortaleza, Salvador, São Paulo e agora Rio de Janeiro.

O atleta, que é servidor da Prefeitura de Teresina e trabalha na Secretaria Municipal de Governo (Semgov), vem se preparando desde março em treinos diários que chegam a cinco horas seguidas. "Faço meu treinamento pela manhã, à tarde, à noite e até de madrugada. Preciso me adaptar a todos as temperaturas, para não ser pego de surpresa, e às vezes ainda nem dá certo", brinca Zezinho.

Além de realizar seus treinos em diversos turnos, Zezinho também estuda o local que será a prova. "Eu estudo o clima da cidade e a geografia da pista. Isso ajuda na hora da corrida. Para isso, meu treinamento é intenso, pois preciso adquirir muita resistência", acrescenta.

Conceição Silva, esposa de Zezinho é a responsável pela alimentação do atleta. "O cardápio dele tem que ter banana, batata, que são ricos em carboidrato, e ele precisa beber muito líquido, principalmente água e sucos", afirma.

O atleta faz parte do grupo Guepards, formado por 40 corredores amadores. O grupo e a PMT são os responsáveis pela participação do atleta na Utramaratona 24 horas, garantindo a inscrição e passagem de Zezinho.

A pista de corrida mede 1.500 metros e os corredores terão chips implantados nos tênis, responsável por calcular a distância percorrida pelos atletas. Após o término da prova, os chips serão recolhidos para apuração do resultado.

Estão inscritos na disputa 250 fuzileiros navais e corredores do Canadá e Estados Unidos, estes considerados os grandes adversários da corrida.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais