Cidadeverde.com

Lojistas exaltam Dia do Comerciante e o crescimento do varejo no Piauí

Celebrado no dia 16 de julho, o Dia do Comerciante é uma data criada em 26 de outubro de 1953 pelo presidente do Senado Federal, João Café Filho. A data remete ao nascimento de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cayru, um político baiano que se aliou a D. João VI na defesa da abertura dos portos brasileiros para o comércio com as nações amigas, em 1808. O período é de grande relevância se considerado o contexto econômico brasileiro e a importância do comerciante no desenvolvimento do país.


Atualmente, o país movimenta grandes recursos gerados a partir de atividades comerciais. Essas atividades se dividem em setores, que gerenciados de forma diferenciada e com focos que visam o incremento e estabilidade financeira do país, cada vez mais geram riqueza e prosperidade aos Estados da federação.

A atividade varejista, que merece destaque pelo constante crescimento no cenário econômico piauiense, tem se tornado gerador do maior número de empregos formais no país. O setor exibe especialmente nos últimos quatro anos, números expressivos de crescimento e consistentes indicadores de modernização.

Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí- SINDILOJAS/PI, Luiz Antonio Veloso, “o Piauí oscila entre os Estados com forte expressão no quesito vendas do comércio varejista. É um setor que cresce cada vez mais e que auxilia bastante na geração de emprego e renda”, conta.

Os dados revelam a realidade otimista do comércio local. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE de evolução do varejo brasileiro e regional, a variação percentual do varejo por estado no Piauí é superior a do país como um todo. De janeiro a agosto de 2010, no Brasil, os dados apontam 11,3%, enquanto o Piauí desponta com 13,5%.

Além do setor econômico e financeiro, o campo social também é privilegiado pelas ações realizadas pelo comércio, que através de iniciativas sustentáveis, de inclusão sócio-cultural, ou ainda de fomento ao atendimento das necessidades individuais de cada consumidor.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais