Cidadeverde.com

Sobe para oito número de prisões; Quadrilha atuava em quatro postos

Imprimir

Na coletiva sobre a Operação Skimming, o delegado da Cico, Tiago Dias informou que a quadrilha atuava em quatro postos de combustíveis em Teresina. Segundo as investigações, os 8 presos deram golpes avaliados em R$ 500 mil no período de três meses com cartões de créditos em postos de gasolina.

Fotos: Yala Sena/ Evelin Santos

 


O delegado relatou que a quadrilha se articulava em três níveis: os responsáveis por captar os dados dos clientes, os responsáveis por equipamentos e passagens e a chefia do bando. O líder Ozéias dos Santos Carvalho foi rastreado em diversas movimentações em SP, BA e RN, esse modus operandi já pode ter sido aplicado em outros estados, segundo o delegado.


Evelin Santos/Cidadeverde.com

Produtos apreendidos pela Cico durante a Operação Skimming


A investigação apurou que um dos intermediários da quadrilha anunciava a venda das passagens na internet. Posteriormente, a Cico vai investigar pessoas que compraram essas passagens.



Um ambulante do Shopping da Cidade foi preso acusado de vender passagens para pessoas que viajavam para fora do Estado e até para fora do país para adquirir produtos contrabandeados.





Segundo o delegado geral James Guerra, o ponto de partida da Operação Skimming foi relatos de vítimas do golpe e monitoramento do Núcleo de Inteligência, que começou a investigar a venda de passagens aéreas nas redes sociais. Chamou a atenção os descontos de 50% a 80% anunciados na internet.


"Hoje é o início e a operção vai apurar a responsabilização de pessoas que se beneficiaram ao comprar passagens a preços tão abaixo do que é praticado", afirmou James.


Durante entrevista coletiva, foram demonstradas imagens de mais de 1.000 cartões clonados.



 

Vítimas podem procurar o banco onde possuem conta e a sede da Comissão Investigadora do crime Organizado para saber como proceder.


Dicas para evitar o golpe


1 - Suprimir do cartão de crédito os três dígitos do código de segurança;
2 - acompanhar o frentista para que ele não faça cópia de dados ou anotações;
3 - não abrir email, spam com mensagens de bancos ou agências oferecendo passagens aéreas.


Atualizada às 12h30


Subiu para 8 o número de prisões da Operação Skimming, deflagrada nesta quarta (18) pela Comissão Investigadora do Crime Organizado. Foi preso mais um frentista por volta das 11h. Além das prisões, a polícia apreendeu documentos, celulares, cartões e computadores.





O oitavo preso é Mayke Mitter Lopes Lima [na foto, de camisa azul], 30 anos, frentista, morador do bairro Angelim, zona sul de Teresina.

O delegado Tiago Dias, que comanda a investigação, afirma que o golpe era aplicado em quatro postos de combustíveis: dois no Cristo Rei, um na BR 343 e outro na avenida Kennedy, todos em Teresina.





Os frentistas Raimundo Nonato Atenas Juniel Cunha, Adason da Silva Braga, mais conhecido como "Atison", e José Francisco das Chagas de Sousa Castro, mais conhecido como "Batata", estão presos.


Eles são acusados de coletar os dados dos clientes, que efetuavam pagamentos com cartões de crédito nos postos.





No Rio Grande do Norte foram presos Ana Carolina Pereira Nunes e Ozéias dos Santos Carvalho, vulgo Paulista. Eles foram presos em uma casa de praia na cidade de Natal.





Foram presos ainda Madson da Costa Melo, acusado de vender produtos contrabandeados, e Anderson Carlos Melo Costa. Os dois são acusados de comercializar passagens aéreas em redes sociais compradas com os dados dos clientes através da internet.


Matéria relacionada
Videos mostram prisões no PI e RN durante operação Skimming
Procon orienta consumidores que foram vítimas da clonagem de cartão

Polícia Civil deflagra operação contra clonagem de cartões de crédito; veja 


Flash de Yala sena
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais