Cidadeverde.com

Anatel proíbe vendas da Tim no Piauí a partir de segunda-feira (23)

Imprimir
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quarta-feira (18) a suspensão da comercialização de linhas de telefonia celular e internet em 19 estados para a operadora TIM, entre eles o Piauí, além de cinco estados para a Oi e três para a Claro.


A liberação da venda está condicionada à apresentação de um plano de investimentos em até 30 dias para a Anatel, que deve tratar principalmente da qualidade da rede, completamento de chamada e diminuição de interrupção de serviços.

“Embora seja medida extrema, é importante para fazer uma arrumação do setor. Queremos que empresas deem atenção especial à qualidade da rede”, disse o presidente da Anatel, João Rezende. Ele também argumentou que o aumento do número de clientes deve ser acompanhada do aumento da qualidade dos serviços. As empresas que não cumprirem a decisão de suspensão das vendas deverão pagar multa de R$ 200 mil por dia.

Cada estado terá apenas uma operadora suspensa. Para a Claro, haverá suspensão em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Para a operadora Oi, a proibição vai ser nos estados do Amazonas, Amapá, de Mato Grosso do Sul, Roraima e do Rio Grande do Sul. Na Tim, não poderão ser feitas novas vendas no Acre, em Alagoas, na Bahia, no Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, em Goiás, no Maranhão, em Minas Gerais, Mato Grosso, no Pará, na Paraíba, em Pernambuco, do Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, em Rondônia e no Tocantins.

Prestadoras Unidade da Federação
TIM Acre
Alagoas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Minas Gerais
Mato Grosso
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rondônia
Tocantins
OI Amazonas
Amapá
Mato Grosso do Sul
Roraima
Rio Grande do Sul
CLARO Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Fonte: Anatel

As operadoras Vivo, Sercomtel e CTBC também deverão apresentar plano nacional, mas sem a suspensão dos serviços. Caso contrário, poderão sofrer uma ação da Anatel que, em último estágio, acarretará a suspensão dos serviços.

No Piauí, além da Tim, as operadoras Claro e Oi já foram alvo de ação movida pelo Ministério Público Federal no ano passado. Os processos ainda tramitam na Justiça, mas nenhuma decisão chegou ao ponto de barrar as vendas de novas linhas, como chegou a ocorrer em Natal/RN e Fortaleza/CE antes da decisão da Anatel.

Com informações da Agência Brasil
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais