Cidadeverde.com

Crédito facilitado e mau uso de cartão fazem indadimplência ter alta

Imprimir
Estudo realizado pelo Instituto Fecomercio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD) apontam que até o final do mês de julho cerca de 92% os usuários de cartão de crédito terão pelo menos uma conta para pagar.


Esse número é 10% superior ao registrado no mês de junho de 2012. Segundo especialistas, a situação ocorre pela facilidade de acesso ao crédito e pelo uso inadequado do cartão pelos brasileiros.

“Vivemos em um contexto em que a sociedade não passa por uma educação econômica saudável. As pessoas usam o cartão de crédito para tudo quando se deve usar com moderação”, disse o economista Fernando Galvão.

A precaução a que ele se refere diz respeito ao uso do cartão para fazer compra de produtos com curta durabilidade. “As pessoas parcelam no cartão de crédito as compras de mês no supermercado. Antes de terminar de pagar a conta os produtos já foram consumidos e precisam ser comprados novamente”, esclarece o economista.

A pesquisa IFPD também mostra quais são os produtos preferidos pelo brasileiro. O cartão de crédito entra em ação quando precisa comprar alimentos (35,2%), artigos para vestuário (28,4%) e despesas com educação (28,2%).

Fernando Galvão esclarece ainda que o consumidor tem que ter cuidado com a compra parcelada sem juros. “Os juros já estão embutidos no parcelamento. Pagando a vista, o consumidor ganhar poder de barganha e pode cobrar desconto com mais facilidade”, disse.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais