Cidadeverde.com

Gerente da Rio+20 dará palestra em Teresina e elogia Lagoas do Norte

O gerente de mudanças climáticas da conferência Rio +20, Nelson Moreira Franco, está em Teresina para proferir palestra nesta sexta-feira (3), às 9h, na Câmara Municipal, sobre o encontro internacional realizado em junho no Rio de Janeiro. A capital piauiense será a segunda no País e primeira no Nordeste a se reunir para discutir os resultados do evento. Antes, o coordenador falou ao vivo no Jornal Cidade Verde desta quinta-feira sobre a necessidae do ser humano se reeducar para preservar o meio ambiente.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

"Não se discute mais o grau de responsabilidade da atividade humana, o consumo exacerbado de combustíveis fósseis, de bens materiais. A gente tem que se educar um pouco porque o planeta não está sendo capaz de repor as necessidades que estamos tendo", disse Moreira Franco. 

Para ele, há um falso dilema entre o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente. Está nos faltando, a todos globalmente, é uma educação ambiental, nós termos mais cuidado com o planeta. Quem vai praticamente sucumbir nesse processo somos nós".


Nelson Moreira Franco apontou a crise econômica e as eleições nos Estados Unidos, França e até o pleito municipal no Brasil como fatores que tiraram um pouco do brilho da conferência, mas sua avaliação é de resultados positivos. Pontos como a crise climática, a desertificação e o crescimento do consumo, fator contribuinte para o aquecimento global, foram abordados. 

O coordenador da Rio+20 defende o uso de carros mais econômicos, redução no consumo de energia elétrica e água e uma perspectiva de construção sustentável de novos imóveis, com reutilização da água, arborização e bicicletários. "Isso tudo vai aos poucos educando a população".

Franco, que foi convidado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, destacou ainda o projeto Lagoas do Norte, apresentado na Rio+20 e classificado por ele como "ambicioso". Ele ainda elogiou Teresina pelo interesse em discutir os temas da conferência. Segundo o gerente, outras capitais nordestinas não têm demonstrado muito interesse nos resultados do evento. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais