Cidadeverde.com

Solon visita aterro e propõe empresa para gerenciar lixo de Teresina

O candidato a prefeito Daniel Solon (PSTU) visitou na tarde desta quinta-feira (2) o lixão do KM 7, zona Sul de Teresina, e defendeu a criação de uma empresa pública para gerenciar os resíduos sólidos da capital. 


“Defendemos a criação de uma Empresa Pública de Limpeza que vai se responsabilizar pela coleta, transporte, separação e destinação final dos resíduos sólidos. Uma usina para fazer a transformação dos resíduos em produtos, e aproveitamento de energia (gás metano), que podem gerar empregos. Os catadores precisam também ter direitos trabalhistas garantidos, além de condições de trabalho seguras. Defendemos ainda um trabalho de educação ambiental voltado para o aproveitamento do material reciclável”, declarou.

Ao conversar com técnicos e catadores, Solon atentou para a falta de preocupação ambiental com o recolhimento e a destinação final dos resíduos, além da falta de aproveitamento econômico do lixo.


“Não existe um sistema adequado de coleta e separação de lixo, os caminhões não são adaptados para a realização da coleta seletiva e também a população não é estimulada a fazer a separação do lixo correta”, afirmou.

Sobre a estrutura de recebimento do lixo de Teresina, Daniel Solon afirma que “o aterro do KM 7 não pode ser considerado um aterro sanitário, já que ele não possui a manta protetora do solo que impede o chorume de ter contato com o lençol freático. O resultado é que o líquido produzido com a prensagem do lixo acaba circulando livre pelo solo, causando graves problemas ambientais”, afirmou Daniel Solon.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Daniel Solon