Cidadeverde.com

Olimpíadas: Biamputado faz história e vai à semifinal dos 400m

Imprimir
Primeiro atleta biamputado a disputar as Olimpíadas, o sul-africano Oscar Pistorius fez história do Estádio Olímpico de Londres. Com o tempo de 45s44, ele avançou às semifinais da prova dos 400m. Com duas próteses, o ''Blade Runner'' passou com 16º melhor tempo e disputa uma vaga na final neste domingo, às 16h50m (de Brasília). O belga Jonathan Borlee obteve o melhor tempo, com 44s4.

- É especial para mim, um sonho realizado e fiquei feliz com meu tempo. Tem muitos bons competidores na prova, vou descansar para amanhã tentar um outro tempo bom e chegar à final - comemorou Pistorius, em entrevista ao SporTV.


Pistorius conseguiu índice olímpico para disputar os 400m duas vezes, entretanto, a Federação Sul-Africana de Atletismo exigia que a marca fosse alcançada no máximo três meses antes do Jogos, que não era o caso do atleta. No entanto, o fato de ter sido convocado para o revezamento 4x400 acabou facilitando sua partipação na prova individual, sendo uma opção da Federação de seu país.

Nos Jogos Paralímpicos de 2008, em Pequim, Oscar Pistorius ganhou três medalhas de ouro (400m, 200m e 100m). Sua participação nas Olimpíadas de Pequim foi recusada pelo Comitê Olímpico Internacional, que considerou que suas próteses poderia lhe dar vantagens em relação aos outros competidores.

O sul-africano recorreu da decisão e, no ano passado, conseguiu a liberação para participar do Mundial de Altetismo de Daegu, sua primeira grande competição para atletas sem deficiência. Ele participou da campanha do revezamento 4x400m de seu país, faturando a medalha de prata.

Lashawn Merritt se lesiona e fica pelo caminho

Atual campeão olímpico dos 400m, o americano Lashawn Merrit foi a decepção das eliminatórias. Na penúltima bateria, o atleta sentiu uma lesão, sofrida há poucos dias, e abandonou a prova na metade. Ele também está inscrito no revezamento 4x400m dos Estados Unidos, que é o atual campeão da prova, mas ainda não sabe se terá condições de participar.

- Eu achei que podia ir cumprir a prova neste sábado. Me forcei através da minha confiança, mas sabia que não estava na minha melhor condição - disse Merrit.

Lashawn Merritt, atual campeão olímpico dos 400m, sofre com lesão e desiste (Foto: Agência Reuters)

O americano tem um histórico vencedor e polêmico. Em 2010, foi flagrado em antidoping em outubro do ano passado por uso de DHA, um esteroide anabolizante. Ele confessou que vinha ingerindo o remédio “Extenze” para aumentar o tamanho de seu pênis e o desempenho sexual. A confissão fez com que a pena fosse reduzida em apenas três meses. Em vez de dois anos de suspensão, pegou um gancho de 21 meses.

Fonte: Globo
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais