Cidadeverde.com

TAM cria novo cartão de embarque para ser usado pelo celular

Imprimir
A TAM lançou  um serviço no qual o passageiro faz o check-in e embarca usando celular, tablet ou computador, sem a necessidade do bilhete de papel.

O cartão de embarque "móvel" (que pode estar na tela do celular, por exemplo) tem de ser apresentado ao agente de segurança do aeroporto e, depois, ao funcionário da companhia aérea.

O serviço vale desde o mês passado para Cumbica (Guarulhos), Congonhas, Brasília, Santos Dumont, Galeão, Confins, Curitiba e Porto Alegre. Ontem, foi estendido aos voos domésticos da empresa em todo o país -42 aeroportos.

A medida atende, principalmente, quem viaja só com bagagem de mão.

Há um guichê específico nos aeroportos para o caso do passageiro precisar despachar a bagagem, o mesmo já usado por quem faz o check-in via internet hoje.

Para obter o bilhete móvel, o passageiro tem que acessar a página da TAM na internet. O envio para celular, tablet ou computador do passageiro se dá por SMS ou e-mail.

Se a bateria do aparelho acabar ou o sinal da internet cair, o passageiro tem que ir até o balcão da empresa retirar o bilhete de embarque.

A empresa começou os testes em 2010, em Ribeirão Preto e em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Comum na Europa
Inédita entre as companhias brasileiras, a iniciativa é comum nos Estados Unidos e na Europa. Companhias estrangeiras que operam no Brasil, como TAP, KLM, American Airlines e Emirates, têm esse serviço para alguns voos internacionais, mas não aqui.

A Folha consultou as principais companhias aéreas brasileiras para saber se há intenção de criar o cartão de embarque móvel. Gol e Avianca não quiseram falar. A Azul disse não ter planos do tipo. A Webjet não respondeu.

A TAM é líder do mercado doméstico no Brasil, com 41,05% de participação. A Gol vem em seguida, com 33,12%. Os dados são de junho e foram divulgados neste semana pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Fonte: Jornal Floripa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais