Cidadeverde.com

Marilson dos Santos termina na quinta posição na maratona

Imprimir
A última prova do atletismo das Olimpíadas de Londres foi pintada com as cores da bandeira de Uganda. Stephen Kiprotich venceu a maratona com o tempo de 2h08m01. Atrás dele vieram os quenianos Abel Kirui (2h08m27) e Wilson Kiprotich (2h09m37), completando o pódio. O brasiliero Marilson Gomes dos Santos não decepcionou. Forte desde o primeiro quilômetro da competição, ele não desgrudou do primeiro pelotão e terminou na quinta posição, com o tempo de 2h11m10.

- Eu nunca cheguei tão quebrado numa maratona como eu cheguei hoje. Acreditei até o final na briga por medalha, pensando que poderia haver alguma quebra entre os três primeiros, mas não teve. Foram os dois últimos quilômetros mais difíceis da minha vida. Fui me arrastando, sentindo o desgaste da prova. Cheguei estafado, mas satisfeito por ter dado o máximo de mim. Pena que não deu para garantir uma medalha. Nunca tive tanta raça como hoje, tentei até o fim - disse Marilson.

Outros brasileiros a participarem da maratona também tiveram uma boa performance. Paulo Roberto Paula ficou com a oitava posição e a marca de 2h12s17. Frank Caldeira fez o 13º melhor tempo, com 2h13m35.

A tradicional maratona masculina mudou o protocolo para os Jogos de Londres. Em vez de encerrar a prova em uma grande festa dentro do Estádio Olímpico, horas antes da cerimônia de encerramento, a organização optou por colocar os famosos cartões postais da capital britânica no circuito dos maratonistas.

A prova
Diante do Big Ben, London Eye, Catedral de St.Paul e a Tower Bridge, a disputa começou conforme o esperado, com os quenianos dividindo a liderança nos primeiros 5km. O brasileiro Marilson Gomes correu os primeiros metros na 13ª posição.

Na metade da prova, Marilson se consolidou na cola do primeiro pelotão, na 7ª colocação. O queniano Wilson Kiprotich assumiu a ponta, enquanto seu compatriota Abel Kirui vinha em segundo.

Nos últimos 5km, a dupla queniana permaneceu na dianteira. Com Abel Kirui e Wilson Kiprotich alternando a liderança. Stephen Kiprotich, de Uganda, vinha na terceira posição. Marilson, por sua vez, continuou na cola, ganhando posições e aparecendo em quarto lugar. O brasileiro Paulo Roberto Paula vinha um pouco mais atrás, em 7º.

Apenas nos minutos finais da prova Stephen Kiprotich assumiu a dianteira. O atleta de Uganda passou à frente da dupla queniana, abrindo uma boa vantagem e garantindo seu lugar no topo do pódio. Nos últimos metros, Marilson perdeu a quarta colocação para o americano Mebrahtom Keflezighi, terminando em quinto.

Frank Caldeira e Paulo Roberto terminaram ente os 13 melhores da prova. Após a competição, Frank elogiou a atuação do trio brasileiro.

- O Brasil trouxe o que nós temos de melhor. Foi um grande resultado colocar três altetas entre os 20. Mostra que nós estamos no caminho para 2016. Cabe agora cada atleta e seu técnico trabalharem as suas partes para aperfeiçoarem o que a maratona cobra - disse Caldeira.

Oitavo colocado, Paulo Roberto não escondeu a emoção. Muito emocionado e sem segurar as lágrimas, o maratonista brasileiro garantiu ter dado o seu melhor para representar seu país.

- Eu dei meu máximo e cheguei entre os dez. Só quero agradecer ao povo brasileiro por torcer por mim. Passei sacrifício para estar aqui nos Jogos e não pude melhorar minha marca, mas mesmo assim dei o sangue para representar meu país - disse o atleta.

Fonte: Globo Esporte
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais