Cidadeverde.com

Candidatos atacam educação e poluição dos rios no debate

Imprimir
No primeiro bloco do Debate da TV Cidade Verde entre os candidatos a prefeito de Teresina, os candidatos responderam perguntas elaboradas por jornalistas sobre sete temas. Cada candidato respondeu sobre um tema e outro fazia comentário. Cidadania e Assistência Social, Educação e Meio Ambiente foram os últimos temas a serem comentados pelos candidatos. 

O candidato Wellington Dias (PT) criticou a queda no Índice de Desenvolvimento Educação Básica (Ideb) em Teresina entre os anos de 2009 e 2011. “O Ideb teve uma queda no seu governo de 2009 a 2011 de 4,7 para 4,4. No Estado aumentou de 3,9 para 4,2”, afirmou. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

O candidato a reeleição, prefeito Elmano Férrer (PTB) respondeu afirmando que já esperava a queda, mas rebateu que mesmo assim o índice está maior do que qualquer outra cidade do Estado e disse que vai trabalhar para o índice chegar a 5,6. 

Ele comentou ainda que ainda há o que celebrar, já que Teresina continua na frente das capitais do Nordeste e de outras pelo país e por isso irá continuar valorizando os professores e fortalecendo a estrutura. 


“Também passamos de capitais como Porto Alegre e São Paulo. Vamos continuar a política de valorização do professor que hoje possui o piso salarial de mais de R$ 2 mil, temos mestres e doutores que ganham mais que em instituições de nível superior. Queremos que em 304 escolas tenhamos até 2020 condições de implantar o tempo integral e rede escolar laboratórios de informática, de ciências e videoteca. Fortalecer a estrutura  e valorizar os professores é o caminho”, destacou Elmano.

Meio Ambiente


Na última pergunta do primeiro bloco, Daniel Solon do PSTU, respondeu sobre a poluição dos rios Poti e Parnaíba dentro do tema Meio Ambiente. De acordo com Daniel Solon, 87% dos esgotos de Teresina não têm tratamento e o lixo vai para os rios. “Além da falta de saneamento também há o desmatamento das nossas matas ciliares, com vacarias. Isso é grave. Nós propomos um conselho popular de meio ambiente, formado por ambientalistas, para discutir e apontar perspectivas e soluções. Além de criar um fundo para tratar a questão ambiental que hoje só recebe 0,5% destinado para a recuperação ambiental e prejudica com certeza”, afirmou. 

O candidato Beto Rego (PSB) comentou a pergunta, concordando com o concorrente, afirmando que os rios estão depredados. Ele propõe que o saneamento básico seja feito em parceria com a Agespisa. “Concordo com o candidato sobre as matas ciliares. Entra prefeito e sai prefeito destratar nossos rios, também em relação a navegabilidade que sempre foi discutida”, afirmou. 


Cidadania

Sobre o tema Cidadania e Assistência Social, sobre a vulnerabilidade de crianças e adolescentes em relação às drogas, o candidato PCB, Vasconcelo Pinheiro, afirmou que falta de políticas públicas para recuperar crianças e adolescentes das drogas. 

“Criar uma clínica de recuperação para viciados que estão perdidos nas drogas, que não tem em Teresina. Faltam políticas públicas na área da educação, esporte, lazer, saúde e cultura que é o que tira esses adolescentes das drogas. O único orfanato público a 1ª Vara fechou, não tem políticas para mendigos de ruas. Eu como atleta sei que esporte para essas mazelas. Queremos uma cidade mais limpa com políticas públicas para recuperar essa juventude perdida. Os gestores abandonaram as praças esportivas de futebol e handebol”, destacou o candidato. 


Maklandel Aquino (PSOL) comentou a pergunta afirmando que sua proposta é reduzir a jornada de trabalho dos pais dessas crianças que, segundo ele, ficam longe dos filhos para gerar riquezas para empresário. Ele também propõe ocupar os jovens em tempo integral nas disciplinas básicas e investir em clínicas de recuperação tanto para as drogas ilícitas, quanto as lícitas. 



Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais