Cidadeverde.com

Prorrogação de queda do IPI para veículos ainda não está definida

Imprimir
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira (17) que ainda não tem definição sobre uma eventual prorrogação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que expira em 31 de agosto.


“O IPI de agora está muito bem, nós não estamos pensando numa prorrogação do IPI, ainda tem mais de 15 dias”, falou, em tom de brincadeira.

Segundo ele, antes de tomar uma decisão sobre a prorrogação, é preciso avaliar ao final do período em que foi dada a exoneração qual é o resultado. “Precisamos ver o resultado do setor, a geração de empregos, porque uma coisa está acoplada à outra. (...) Tudo isso tem que ser avaliado e ainda não fiz as reuniões com os setores”, disse.

Em maio, o tributo foi reduzido para proporcionar melhores condições para a indústria em meio à crise financeira internacional – que tem derrubado as previsões de crescimento de todas as economias. A redução do IPI proporcionou recordes nas vendas em junho e julho.

Mantega negou que a questão esteja sendo discutida na reunião que ocorre nesta sexta-feira, em Brasília, com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), da qual o ministro, inicialmente, deveria participar. 

“Está sendo discutido o novo regime automotivo que deve ser concluído nas próximas semanas. São detalhes sobre o novo regime automotivo que vão estabelecer estímulos para, por exemplo, veículos que utilizem mais componente nacional, para veículos que são menos poluidores, que têm mais eficiência energética. Então, em função disso, é que nós vamos reduzir o IPI, mas não tem nada a ver com a coisa de agora. Para o futuro, quando a indústria automobilística estiver produzindo veículos mais eficientes em energia, estaremos reduzindo o IPI das suas taxas normais, mas é bom deixar claro: não é para agora. É para daqui a um ano, um ano e meio, dois.”

O ministro da Fazenda participou, nesta sexta-feira, de um encontro anual de superintendentes regionais e estaduais do banco do Brasil, em São Paulo.

Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais