Cidadeverde.com

Platôs de Guadalupe vão produzir 20 mil toneladas de frutas

Imprimir
Em visita à II Feira da Agricultura Irrigada dos Platôs de Guadalupe, na manhã desta sexta-feira (24), o governador Wilson Martins ouviu dos agricultores que a perspectiva para a produção deste ano deve ultrapassar as 20 mil toneladas de frutas. A região se destaca atualmente através da produção e comercialização da banana. Contudo, também cultiva outros 15 tipos de produtos, como a goiaba, melancia, laranja, maracujá, tomate, entre outros.

Para o governador, a feira já é um evento consolidado, a qual é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e os produtores irrigantes. Ao todo, a região do perímetro irrigado possui cerca de 1.200 hectares de terra, produzindo em torno de 23 mil toneladas de frutas por ano. “Nós estamos incentivando a produção por meio de ações como a modernização da produção e o incentivo à energia elétrica, repercutindo diretamente na redução do valor pago pelo consumo de energia nas propriedades”, ressalta.

Segundo Raimundo Saraiva, integrante da comissão organizadora do evento, a feira dos platôs de Guadalupe deste ano teve um aumento de 30% em relação ao número de expositores, além da realização de cursos voltados para o aperfeiçoamento técnico dos produtores rurais e rodadas de negócio com a participação de empresas privadas e órgãos governamentais. Dentre os cursos oferecidos durante o evento estão: artesanato da fibra da banana e do milho, aproveitamento de frutas, cultivo e plantio da banana e da goiaba, além de um curso voltado somente para a prática da piscicultura. A feira teve início na última quarta-feira (22), e segue até o próximo sábado (25).

“Já na segunda edição da feira, pudemos perceber que os agricultores estão absorvendo as novidades trazidas para o município, pois estes estão ao longo do tempo implantando melhores condições técnicas desde o plantio até o cultivo dos produtos, além de aperfeiçoar o sistema de irrigação”, explica Raimundo Saraiva, ao comentar que somente no ano passado o volume de negócios executados na feira foi de R$ 2,8 milhões.

Cerca de 30 órgãos parceiros, entre empresas públicas e privadas, estão expondo seus produtos e serviços em estandes, demonstrando novos equipamentos para o setor agrícola, tais como tratores, máquinas, materiais para irrigação, insumos agrícolas, além do artesanato e subprodutos oriundos das frutas que são colhidas na região. Um exemplo disso são os doces, licores e as polpas de frutas produzidas a partir dos produtos colhidos.

Expansão do setor
Com o intuito de expandir a produção da hortifruticultura em todo o Piauí, o governador Wilson Martins pretende expandir a produção de frutas em todas as regiões do Estado que possuírem lagoas e barragens, oferecendo estímulo aos agricultores familiares. “Os Platôs de Guadalupe são um exemplo, mas também podemos executar esse projeto nos Tabuleiros Litorâneos e em todas as barragens e lagoas do Piauí, tornando o Estado autossuficiente em produção de frutas, além de poder abastecer os mercados vizinhos”, pondera.

Somente os produtores da Planície Irrigada dos Platôs de Guadalupe são responsáveis por abastecer 50% do mercado consumidor no Piauí, enquanto o restante da produção é exportado para ouros estados do Nordeste.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais