Cidadeverde.com

Umidade do ar fica abaixo de 20% neste fim de semana no Piauí

Imprimir

Neste final de semana a temperatura máxima no Piauí poderá ultrapassar a casa dos 39ºC. Em Teresina, o tempo estará claro na maior parte do dia, temperatura máxima será de 37°C e umidade relativa do ar abaixo de 30%, no período da tarde. O Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) será 13.





De acordo com levantamento realizado nas primeiras horas desta sexta (14) pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos o Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) estará variando de 12 a 13, valor considerado extremo. Entre os dias 14 e 16, a umidade relativa do ar poderá atingir valores inferiores a 20% em alguns municípios.


“É preciso ressaltar que no sábado, dia 15, em todo o Piauí predomina o tempo claro com baixa umidade relativa do ar e calor em todo o Estado, chegando, em alguns municípios, a valores abaixo de 20%, e a temperatura superior a 39°C em algumas áreas do centro e do Sul”, enfatiza a meteorologista Sônia Feitosa.





A previsão do tempo aponta que na região Norte o tempo será parcialmente nublado a claro, com baixa umidade do ar e altas temperaturas. Já na região, a baixa umidade do ar deve predominar na parte da tarde.


Para o domingo, o tempo no Piauí permanecerá claro e com altas temperaturas, podendo chegar aos 40ºC, no Centrossul.  O céu estará claro e temperaturas poderão atingir valores superiores a 39°C. No período da tarde, a umidade relativa do ar em alguns municípios do Centro e do Sul poderá atingir valores abaixo de 20%.  Com as altas temperaturas e ausência de nebulosidade, a radiação ultravioleta será mais intensa, chegando aíndices entre 12 e 13, considerados extremos.


Em Teresina, o tempo será predominantemente claro. Umidade relativa do ar em torno de 30%, à tarde.  As temperaturas previstas para a capital serão: Max: 38°C e Min: 21°C. O IUV previsto é 13.

 
Queimadas
 

A Semar faz parte do Comitê de Combate à Seca no Semiárido e ressalta que, com a persistência dos efeitos da massa de ar seco e do intenso calor, aumentam os riscos de queimadas no Piauí. Entre 01 e 12 de setembro já foram registrados 1.647 focos, sendo o sétimo Estado com maior número de ocorrências no mês.


Entre 07 e 10 de setembro, os municípios do cerrado piauiense com maior número de focos de queimadas foram Alvorada do Gurguéia, com 362 focos, Santa Filomena (306), Baixa Grande do Ribeiro (213) e Uruçuí com 158 focos.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais