Cidadeverde.com

Firmino Filho duela com Elmano Férrer sobre abastecimento de água

Imprimir
O clima esquentou entre Firmino Filho (PSDB) e Elmano Férrer (PTB) no quinto dia de debate da TV Cidade Verde com os candidatos à prefeitura de Teresina. Incentivados por Daniel Solon (PSTU) e Vasconcelo Pinheiro (PCB), Firmino e Elmano discutiram calorosamente sobre quem "manda" na cidade e sobre falhas no abastecimento de água.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

Na primeira pergunta, Firmino questionou Vasconcelo sobre as propostas para melhorar o abastecimento de água na capital, visto que existem creches fechadas há várias semanas por falta de água. Na resposta, Vasconcelo acusou o governo e a prefeitura de atrasarem a cidade e beneficiarem os ricos em detrimento dos pobres. 

Bastidores

"Os políticos atrasaram essa cidade em mais de 20 anos. Eu sei bem o que é sofrer com falta de água. A culpa da falta de água é do governo e da prefeitura, inclusive do senhor [Firmino] que foi prefeito e não solucionou. Essas pessoas que estão no poder não querem levar água para os pobres, não têm projeto e o povo está morrendo de sede", disse Vasconcelo.


Ao comentar a resposta, Elmano Férrer reconheceu o aumento da demanda de água nesta época do ano e garantiu que o problema já está sendo solucionado, apesar de ser de responsabilidade da Agespisa. "Estamos agilizando no sentido de melhorar. Temos avançado. O problema da água está sendo trabalhado pela Agespisa, que é quem tem competência para isso", disse o atual prefeito, ressaltando a construção de quatro viadutos e demais obras que beneficiam a mobilidade urbana como provas de avanços da prefeitura.


Firmino aproveitou para atacar a gestão de Elmano, afirmando que o prefeito não conhece a cidade que gere. "A Agespisa tem que ser fiscalizada. Na administração de Sílvio [Mendes] foi criada uma agência para isso, mas hoje a empresa é comandada por Ciro Nogueira e continua a ser mal gerida, não apenas pelo abastecimento de água como pelo saneamento. Precisamos de uma postura mais dura. O prefeito não se governa, é governado. Não queremos uma cidade na qual o prefeito não manda, não tem capacidade", acrescentou.


Na segunda rodada, Vasconcelo questionou Elmano sobre quem mandava na prefeitura na gestão do PSDB, já que o partido havia feito aliança com o PTB. Firmino conseguiu direito de resposta e atacou novamente Elmano, afirmando que foi enganado pelo atual prefeito. 


"Sempre tivemos um bom relacionamento com o PTB, o atual prefeito sempre se mostrou ser uma pessoa disposta, afável. Ele nos enganou por muito tempo e agora mostrou as caras. Estamos vendo esse assalto à prefeitura, feito por esse grupo que quer cercar a cidade e colocar na prefeitura um capataz", acrescentou Firmino.

Elmano disse novamente que quem manda na prefeitura é o povo e que Firmino está "perdendo a razão". O atual prefeito disse ainda que não tem preconceito quanto a grupos empresariais e que todos eles são bem tratados. 

"Quero dizer que quem quer mandar na prefeitura é o partido do Firmino, que passou 18 anos lá dentro. Nós estamos transformando a cidade e ele está incomodado, nervoso, possesso, parece que perdeu a razão. Nossa gestão é participativa e compartilhada e estão querendo desqualificá-la", completou Elmano.


Daniel Solon comentou que Firmino também dependia do Grupo Claudino em sua gestão e aconselhou os eleitores a não votarem nem no Firmino, nem no Elmano. "É estarrecedor que um ex-prefeito, depois de fazer todas as alianças possíveis com o atual, diz que foi enganado. É um grande desrespeito, será que só agora o Firmino entendeu que o Grupo Claudino é quem manda em Teresina? Esse grupo já financiou várias campanhas, do Firmino e do Elmano. Não há como fazer mudança se não quebrarmos essa lógica, que privilegia os ricos".


Vasconcelo finalizou analisando as deficiências no sistema de Saúde e Educação de Teresina. "Aqui é um jogo político de cartas marcadas. Isso aqui é conversa para boi dormir. HUT não atende mais a demanda, temos um transporte público ineficiente, a infância e a juventude estão perdidas pelas drogas. O filho do rico estuda a vida toda em escola particular e passa em faculdade pública. O filho do pobre estuda em escola pública e só passa na faculdade privada. Isso é um problema".


Jordana Cury

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais