Cidadeverde.com

Juiz aciona Google e Facebook por propaganda irregular no Piauí

O juiz titular da 63ª zona eleitoral de Teresina, Antônio de Paiva Sales, determinou a retirada de propagandas irregulares veiculadas no Google e Facebook contra os candidatos à prefeitura de Teresina Wellington Dias (PT) e Elmano Férrer (PTB).

Juiz Antônio de Paiva Sales.

De acordo com o magistrado, o escritório do Google Brasil internet Limitada, em São Paulo, foi comunicado, nesta segunda-feira (01), para que retire da internet dois vídeos de 12 minutos e 31 segundos contra o candidato do PTB.

Para a coligação de Elmano Férrer, os vídeos são caluniosos e difamatórios. As peças foram postadas em 27 de setembro de 2012 com título: “Escandol em Teresina: compra de votos para a eleição de Elmano Ferrer”, parte 1 e 2.


“Os vídeos mostram claramente a propaganda ofensiva ao candidato. Por isso peço a retirada imediata dos vídeos”, explicou ao Cidadeverde.com o juiz da 63ª zona Eleitoral. O Google foi notificado às 11h da manhã desta segunda-feira (01) e tem 48 horas para se defender.

O juiz recomenda ainda que site não deixe postarem vídeos com conteúdo similar. “Senão estará sujeito à aplicação de multa no caso reincidência”, alerta. 


Caso no Facebook
O chefe do cartório eleitoral da 63ª Zona, Henrique Conde Vieira, esclareceu que há outra ação similar, mas envolvendo o Facebook, contra o candidato Wellington Dias. A coligação petista alega que há ofensas e constrangimentos em uma postagem onde o senador é retratado com uma porca.

“Há uma clara propaganda dissimulada e ofensiva. A imagem já foi retirada e aguardamos que o Facebook apresente defesa em 48horas”, disse Henrique Conde.

Henrique Conde Vieira.

Flash de Yala Sena
Redação de Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais