Cidadeverde.com

Daniel Solon mira contra Elmano Férrer na discussão sobre saúde

Imprimir
No último bloco de pergunta de candidato para candidato no debate da TV Cidade Verde o foco foi a privatização da saúde pública. Daniel Solon (PSDB) afirmou que a maioria dos hospitais locais são particulares e que a campanha de Elmano Férrer (PTB) é uma "fábrica de promessas".

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

Elmano respondeu citando obras realizadas durante sua gestão. "Avançamos na área da Saúde com concurso público, estamos fazendo UPAs, já fizemos nove unidades de saúde e estão em execução outras 11. Todos estão prometendo, mas eu estou fazendo", enumerou.


Em seguida, Wellington Dias (PT) questionou Firmino Filho (PSDB) sobre a opinião do tucano em relação ao Bolsa Família. O petista acrescentou que na sua gestão irá levar as creches para as zonas mais necessitadas da cidade e garantir melhorias no ensino público.


Firmino disse que apoia o projeto e que vai incrementá-lo. "Na verdade, o Bolsa Escola foi criado na nossa gestão e temos ainda um projeto adicional para garantir que pelos menos um membro da família do estudante trabalhe e que a criança de seis meses a três anos esteja na creche e recebendo assistência potencializada. Queremos que o Bolsa Família seja fortalecido, para que as famílias se libertem da situação de pobreza".


Vasconcelo Pinheiro (PCB) questionou Maklandel (PSOL) se ele contrataria ONGs para ministrar cursinhos populares com contratos milionários. Durante a pergunta, o candidato explicou que essa foi uma das ações da atual gestão, que provocou ação do Ministério Público.


Maklandel entende que contratar ONG é deixar de confiar no ensino municipal. "Esta é uma demonstração de que o próprio poder público não acredita no ensino. Queremos é melhorar o ensino municipal. Vamos valorizar os professores, implantando o piso nacional e vamos pagar o retroativo. Vamos melhorar a escola em tempo integral e colocar música como disciplina obrigatória".


Vasconcelo disse que em sua gestão criará uma universidade pública municipal e que acabará com vestibular para alunos de escolas públicas. "Vamos também pagar ao professor de 20h o piso do Dieese, porque a prefeitura tem, sim, como pagar", completou.

Voltando ao tema "privatização", Maklandel perguntou a opinião de Wellington Dias sobre a tentativa de privatizar a Agespisa, na gestão do PSDB. O candidato do PSOL ressaltou que para seu partido, direitos não podem ser transformados em mercadorias.


O petista respondeu que priorizará o poder público e que trabalhará para que não falte água para a população de Teresina. "No caso do abastecimento de água é uma posição clara a não privatização, pois são serviços essenciais para a população. Vamos trabalhar com a Agespisa como parceiros". 




Na réplica, Maklandel alfinetou o petista: "Isso que você está dizendo é complicado de entender porque você votou a favor da abertura do capital privado dos Correios e da Lei de Gestão Hospitalar. Não privatizou a Cepisa, mas tercerizou vários setores".


Wellington se defendeu: "A Cepisa é federal. Em relação à Lei de Gestão Hospitalar, eu não só votei a favor, como eu fui o relator. É uma empresa 100% pública, eu defendo, meu partido defende".

Beto Rego (PSB) questionou Vasconcelo sobre suas propostas na área da Cultura, na tentativa de afastar os jovens das drogas e da violência sexual. Vasconcelo respondeu que os artistas de Teresina estão abandonados e que implantará imposto para bandas que vem de fora.


"Além disso vamos criar bibliotecas públicas, museus interativos, museu do esporte. Os artistas vão dizer onde querem que o dinheiro da cultura seja aplicado. Precisamos fomentar a formação de artistas e resgatar nossa cultura", enfatizou Vasconcelo.

Beto acrescentou que recebeu queixas dos artistas porque a prefeitura cobra 5% do ISS  (Imposto Sobre Serviço) dos artistas antes dos espetáculos. Vasconcelo completou: "Isso não aceitamos, mas vamos cobrar das bandas de fora que vêm para cá e levam quase R$ 400 mil do nosso dinheiro em uma só noite".


Elmano Férrer perguntou Daniel Solon sobre as propostas para a geração de emprego e renda. O candidato da esquerda ressaltou que criará empresas públicas para realizar obras e gerar emprego nas mais diversas áreas.

"Com essas empresas não vamos favorecer as grandes empreiteiras. Lamentamos que as eleições sejam polarizadas por grupos que fazem parte das oligarquias, por famílias que mandam tradicionalmente em Teresina e que estão voltando com força total com Firmino e Elmano", destacou Daniel.


Elmano afirmou que, se reeleito, vai criar o Polo da Micro e Pequena Empresa da zona Leste e o Shopping da Mulher empreendedora. "E para os vendedores de livros, vamos criar um espaço definitivo".

Firmino Filho quis saber quais as propostas de Beto para a zona Norte da Cidade. Beto ressaltou que o foco na zona Norte será o comércio, o lazer e o saneamento básico. 

"Não existem obras nesses bairros. Falta uma discussão do Orçamento Popular para melhorar a situação. Há grotões e galerias a céu aberto. A zona Norte está abandonada. No Inferninho, por exemplo, pessoas convivem com bocas de fumo sem qualquer ajuda do poder público", disse o candidato do PSB.


Na réplica, Firmino garantiu que dará continuidade ao projeto Lagoas do Norte. "Isso foi iniciado por nós, com recursos conseguidos pelo Sílvio [Mendes], que deu início aos contratos e ordens de serviço. Vamos fazer um verdadeiro cartão postal de Teresina", finalizou.

Veja mais:




Jordana Cury

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais