Cidadeverde.com

Estação é consertada e água volta às torneiras a partir desta quinta

Imprimir
A subestação de energia elétrica da estação de tratamento de água de Teresina voltou a funcionar por volta de 21h20 desta quarta-feira (17). A previsão é de que a partir de 2h da madrugada a água volte a ser fornecida para os consumidores da capital. 

Fotos: Yala Sena

De acordo com informações obtidas junto a Agespisa (Água e Esgotos do Piauí S/A), a subestação voltou a operar com 100% de sua carga elétrica e a produção começou com a captação de água bruta que será tratada. O processo de tratamento demanda tempo e o abastecimento deve ser normalizado paulatinamente.

A primeira região que deve receber água é o Centro de Teresina, por volta de 2h, em especial o setor onde estão localizados os hospitais. Em seguida, demais áreas do Centro e bairros da zona Sul, como o Parque Piauí e Lourival Parente, devem deixar de ter torneiras vazias. 

Para as zonas Leste e Sudeste, a volta da água é mais complicada. Regiões mais altas tendem a demorar mais horas para terem a situação normalizada. Como os reservatórios estão vazios, pode demorar até dois dias. 


Entenda o caso
Problemas elétricos danificaram a subestação na noite da última terça-feira, parando o funcionamento da única estação de tratamento de água de Teresina. Técnicos trabalharam ao longo de todo o dia para resolver o problema. Por volta de 20h, as instalações elétricas foram testadas e aprovadas por volta de 22h.

Antes disso, o teresinense passou sufoco. Filas se formaram em parques e locais com poços e chafarizes, onde a população enchia baldes para minimizar os problemas em suas casas. Hospitais foram abastecidos com carros-pipa e caminhões do Corpo de Bombeiros. Houve tumulto para comprar galões de água mineral. 


Matérias relacionadas

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais