Cidadeverde.com

Polícia civil contabiliza 12 prisões por tráfico de droga em Operação

Imprimir
Atualizada às 13h10


Ao todo, nos 10 meses de investigação encabeçada pela Delegacia de Entorpecentes e o Núcleo de Investigação, foram efetuadas 12 prisões. O delegado Willame Costa explica que dos 13 mandados expedidos pelo juiz Almir Abib Tajra, da 7ª Vara Criminal de Teresina, 12 foram cumpridos. 


Evelin Santos/Cidadeverde.com



Marcelo Queixão 


A polícia apurou que ele era o fornecedor da droga. Sua mulher tinha um comércio de roupas. Era através desse comércio que ocorria a lavagem de dinheiro do tráfico. A Secretaria de Fazenda entrou em ação e verificou que o estabelecimento tinha 90% da mercadoria sem nota fiscal. 




Todos os envolvidos foram presos acusados de tráfico de drogas, associação para o tráfico e formação de quadrilha. A maior parte da droga foi apreendida em Brasília. 


Segundo Willame Costa, eles movimentavam pelo menos 27 quilos de drogas por mês.


Peixeiro


Ainda segundo Willame, um homem que se passa por peixeiro ainda está foragido. Ele seria o quarto distribuidor de drogas na zona norte de Teresina. A polícia não quer divulgar o nome dele para não atrapalhar as investigações.




Atualizada às 12h26


A polícia contabiliza 12 prisões durante as quatro etapas da Operação Strata.


Segundo o delegado Willame Costa, titular da Delegacia de Entorpecentes de Teresina, foram presos em Teresina: Josias Pereira da Silva Júnior; Luiz Carlos da Silva Andrade; Wenderson Carvalho Soares, vulgo "Rato"; e George Ricardo Sousa Santos. Os últimos dois foram presos ainda em flagrante por tráfico de droga e porte ilegal de arma de fogo.


Ao longo das investigações foram presos Michele Gomes da Silva (29/04/12), Rosa Pereira da Conceição (uma das líderes), Priscila Machiori Mateus Alves, Larissa dos Santos Barreto (17/07/12). Todos esses foram presos em Brasília. 




Paula Mara Neves Cruz e Antonio de Deus Pereira Neto foram presos na rodoviária Lucídio Portela, em Teresina.


Seis dessas prisões foram feitas em Brasília e em Foz do Iguaçu. As outras seis ocorreram em Teresina. 


O esquema


A operação chama-se Strata (estrada em latim) porque investiga a rota da droga desde Foz do Iguaçu até Teresina, onde era distribuída para as zonas leste, norte, sudeste, além das cidades de Timon e Caxias, no Maranhão.


Foram presos três importantes distribuidores de drogas em Teresina e Brasília. Um ainda está foragido.


Segundo a polícia, Rosa é uma das grandes fornecedoras e está presa em Brasília. 


Um outro acusado, identificado como Marcelo Queixão, ainda está foragido. Segundo o delegado Willame, ele é um grande traficante da região norte de Teresina. 


As etapas da operação


Segundo o delagado Willame Costa, as três primeiras etapas aconteceram em Brasília. A quarta etapa ocorreu hoje em Teresina, com as prisões desses traficantes.



Thiago Amaral/Cidadeverde.com


Durante entrevista coletiva sobre a Operação Strata, o delegado Willame Costa, titular da Delegacia de Entorpencentes, confirmou a prisão de 13 pessoas em Teresina, no Distrito Federal e Foz do Iguaçu (PR). Foram apreendidos 27Kg de droga, entre cocaína, maconha e crack.


As prisões e apreensões foram contabilizadas ao longo dos 10 meses de investigações.


Josias Pereira da Silva Júnior; Luiz Carlos da Silva Andrade; Wenderson Carvalho Soares; e George Ricardo Sousa Santos foram presos em Brasília. Os últimos dois foram presos em flagrante por tráfico de droga e porte ilegal de arma de fogo.



O delegado geral de polícia James Guerra explicou que esta foi a quarta etapa de uma operação maior, que ainda pode acarretar em desdobramentos. Um distribuidor de drogas ainda pode ser preso em Teresina.




"Essa é uma ação que foi feita com o apoio do Núcleo de Inteligência e várias delegacias do Piauí e, pela primeira vez, a parceria de delegacias de Brasília", disse James Guerra.


Aguarde mais informações


Matéria relacionada


Flash de Carlos Lustosa Filho
Redação de Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais