Cidadeverde.com

Na usina de Itaipu, Sarah acende pira das Olimpíadas Universitárias

Imprimir
A judoca Sarah Menezes deu a largada de mais uma edição das Olimpíadas Universitárias. Na noite da última quinta-feira (17), na usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR, a campeã olímpica acendeu a pira do evento, que já iniciou suas competições individuais.

"Ser convidada para acender a pira é um reconhecimento. Sinto orgulho de representar o meu estado, o meu esporte e a minha faculdade”, disse a judoca, após acender a pira na maior usina geradora de energia elétrica do mundo.

Foto: Satiro Sodre/AGIF/COB

Campeã universitária em 2010, Sarah Menezes não competirá em Foz por ainda estar retomando seu ritmo de treinamentos. Mas ficará na cidade até o dia 22, torcendo pelos piauienses na competição. 

A delegação do Piauí tem 64 atletas, nove técnicos e sete dirigentes. Judô, atletismo, natação e xadrez iniciaram seus eventos e definem medalhistas a partir desta sexta-feira (18) até domingo (20). 

Foto: Fernando Soutello/AGIF/COB

As competições por equipes começam na terça-feira (22). O Piauí enviou equipes no vôlei masculino, futsal e handebol, tanto no masculino como no feminino. 

Mais de três mil atletas participam do evento, alguns deles nomes de seleção brasileira e até representantes em Olimpíadas.

Curiosidade

Maior usina geradora de energia do mundo, a Hidrelétrica de Itaipu foi construída entre 1975 e 1982 no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma guarani, o termo significa "pedra que canta". A barragem tem uma altura de 196 metros e comprimento de 7,9 km. Para se ter uma ideia do tamanho da usina, a quantidade de concreto usado para a sua construção seria suficiente para levantar 210 estádios do Maracanã. O ferro e o aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel e o volume de escavação de terra e rocha é 8,5 vezes maior que o do Eurotúnel, que liga a Inglaterra e a França. A sua construção envolveu o trabalho direto de 40 mil pessoas.



Fábio Lima (com informações do COB)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais