Cidadeverde.com

Parnaguá guarda história de ilustres piauienses desde o tempo dos índios

Imprimir
A cidade de Parnaguá, fundada em 1762, é um berço de ilustres piauienses decisivos para a nossa história. É um dos municípios mais antigos do estado e guarda em suas terras e águas passagens que são fundamentais para entender o Piauí. 

Fotos: Simplício Júnior/TV Cidade Verde





Foi lá que nasceram os Cunha Lustosa, uma das famílias colonizaram o Estado e provocaram o surgimento de fazendas e povoações. Um dos membros do clã é José da Cunha Lustosa que nasceu na cidade do Porto em Portugal e virou capitão-mor, recebendo a missão de colonizar o Nordeste do Brasil a partir do norte da Bahia. Ele trouxe milhares de cabeças de gado e escravos para o Piauí onde teve de lutar pela terra contra os índios.



O historiador Edilson de Araújo Nogueira é o responsável por trazer de volta à tona esta história do Piauí. “Naquele tempo, quem acompanhava os nobres eram parentes colaterais. Aqui se dá a história da fidalguia Cunha Lustosa, nessa localidade mocambo, onde houve a primeira concessão de terra em 1747. Vinham os nobres que não poderiam se casar com mestiços, só podiam se casar com outros nobres a fim de procriar e expandir o domínio da família”, descreve. 



Edilson também é responsável por revelar um importante achado arqueológico na cidade. Ele conheceu uma descendente de escravos por acaso e ela revelou a localização de onde estavam os escombros da igreja onde foi enterrada a família do colonizador capitão-mor José da Cunha Lustosa. O local foi transformado em museu e guarda as lápides entre outros materiais seculares.

O bisneto do barão, Bismarque Lustosa, mostrou ao repórter da TV Cidade Verde, Simplício Júnior, os escombros da antiga sede da Fazenda Mocambo, onde a família viveu. Há ainda resquícios da Casa Grande e instrumentos de tortura utilizados nos escravos.


A prosperidade da família Lustosa também atraiu diversas outras pessoas que aderiram à pecuária e desenvolveram a região. A região também virou uma passagem obrigatória para as boiadas que iriam para outras regiões do Nordeste. 

Águas
A Lagoa de Parnaguá, com 12 km de extensão por 4km de largura, fornece peixe e sempre foi bastante propícia à criação de gado. Entretanto, vem dos índios, que surgiu uma das lendas mais conhecidas do Piauí: a da índia Miridan. Contam que Miridan era a jovem mais linda de sua tribo e muito desejada, entretanto, não poderia se casar por estar prometida aos deuses, fato que só o pajé Piauiguara conhecia.



Lagoa de Parnaguá



Entretanto, a moça engravidou e seu filho não deveria sobreviver. Tentando protegê-lo, Miridan colocou o bebê em um tacho e o jogou nas águas do rio Paraim. Em seguida, o céu escureceu, o vento soprou e um imenso raio abriu um buraco que tragou o bebê e começou a verter água incessantemente, transformando-se na lagoa. Miridan, saudosa do seu filho, se atirou nas águas para encontrá-lo no fundo das águas onde o menino é protegido pelas iaras. 

Leia também:
Túmulos de barões achados no PI são capa da Revista Cidade Verde 
Historiador encontra túmulos da família do Marquês de Paranaguá 









Carlos Lustosa Filho
Com informações de Simplício Júnior

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais