Cidadeverde.com

Governo do PI distribui carne para famílias na região da seca

Imprimir
O governo começou pelo município de Queimada Nova (522 Km de Teresina) o programa de aquisição de caprinos e ovinos de pequenos produtores da região atingida pela seca no Piauí, cuja carne é distribuída gratuitamente a famílias carentes da região. Estão sendo investidos R$ 100 mil na ação.

Para o início do programa, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fez parceria com a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Queimada Nova (Caprinova), para a distribuição da carne. O governo compra o animal vivo, a R$ 6,55, dentro das normas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Os abates estão sendo feitos toda quarta-feira e até agora já foram distribuídos cerca de 500 quilos de carne. A previsão é de que a distribuição dos animais abatidos aconteça até o início de fevereiro do próximo ano.

O governo pretende ampliar o programa a todos os municípios que se encontram em estado de emergência. A medida vai reduzir os prejuízos dos pequenos criadores, forçados a vender seus animais a preços bem abaixo dos praticados no mercado. A meta é atingir 10 mil famílias de criadores e 2 milhões de pessoas em todo o Nordeste.

Pelas normas do programa, a aquisição deverá obedecer ao limite máximo de 20 cabeças por agricultor familiar, que não pode ter mais de 50 cabeças de animais e que esteja preferencialmente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais