Cidadeverde.com

Piauí tem a pior seca dos últimos 50 anos; perda agrícola chega a 100%

Um debate sobre a pior seca dos últimos 50 anos foi promovido nesta sexta-feira(02) no Jornal do Piauí. A Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí (Fetag) afirmou que em 80% dos municípios atingidos pela seca, a produção foi zero.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

“Do conhecimento da Fetag essa é a pior seca, em que não há água nem para consumo humano e animal. Tem muita gente passando sede, fome e calor. 100% da safra dos agricultores familiares foi perdido em 80% dos municípios do Piauí. As pessoas estão se alimentando mal, sem vitaminas, não tem verduras e frutas que as levam a adoecer e até morrer”, destacou Manoel Simão, representante da Fetag.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com
Manoel, Jerry, Raimundo José e Elivaldo Baboras

O representante da Defesa Civil Estadual, Jerry Herbert, disse que está sendo necessário cavar barreiros para que os animais possam voltar a tomar água. “Estamos com máquinas na região de São Raimundo Nonato e vamos cavar 20 barreiros para que os animais possam beber”, destacou. Ele disse ainda que estão sendo equipados poços para substituí-los por carros-pipa.


“Mais de 250 poços estão sendo equipados e até o final do ano serão 400. Eles estão perfurados, mas não tinham bombas e outros equipamentos e agora estamos colocando caixas d’águas de cinco e dez mil litros para não precisar mais de carro-pipa”, afirmou Jerry Herbert.

Vacinação suspensa

Raimundo José, da Agência de Desenvolvimento Animal do Piauí (Adapi), disse que por conta da seca, a vacinação contra febre aftosa está suspensa pelo mês de novembro. Segundo ele, como os animais também estão sofrendo com a estiagem foi necessário fazer essa suspensão.


“Mas, os animais que forem ser transportados para outros estados e que vão participar de exposições e vaquejadas devem ser vacinados. É só procurar o escritório da Adapi para agilizar a vacinação”, enfatizou Raimundo José.



Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais