Cidadeverde.com

Estudo mostra soluções sustentáveis em Teresina

Imprimir
Um estudo preliminar de arquitetura mais adequado quanto à requalificação de área urbana da cidade de Teresina. Esse é o principal objetivo do I Concurso de Ideias “Teresina Sustentável”, que foi lançado na noite desta terça-feira (6), no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), durante o lançamento da segunda edição do Teresina Sustentável- evento voltado para a discussão de soluções sustentáveis para as construções arquitetônicas da capital piauiense.

Segundo a arquiteta e presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil- PI (IAB), Nícia Leite, a proposta visa envolver os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do país para que estes incorporem os critérios de sustentabilidade em seus trabalhos. “O interessante desse concurso é o fato dos alunos não precisarem se preocupar com custos, pois o que buscamos são ideias criativas e que valorizem o meio ambiente”, explica a arquiteta ao comentar que, futuramente, o projeto escolhido pelos jurados poderá ser apresentado para a Prefeitura Municipal de Teresina, bem como para outras empresas.

As inscrições para o Concurso de Ideias estão abertas e seguem até o dia 4 de dezembro do corrente ano, podendo concorrer apenas os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, em situação regular perante as instituições de ensino, além de serem residentes e domiciliados no país. O projeto a ser apresentado à comissão julgadora deve contemplar um estudo preliminar de arquitetura para o terreno Parque das Mangabeiras, localizado na Avenida Cajuína, zona leste de Teresina.

Para Sanderland Ribeiro, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU), o profissional da área de arquitetura e urbanismo deve ser um propagador das ideias sustentáveis, cultivando o desejo de transformação dos padrões arquitetônicos e culturais praticados. “O arquiteto tem que incorporar um papel de transformação, estimulando mudanças de comportamento na sociedade e isso está nas mãos, principalmente, dos estudantes que hoje aprendem os princípios básicos da profissão”, ressalta.

Durante a solenidade de lançamento da segunda edição do Teresina Sustentável estiveram presentes representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), Instituto de Comunicação e Cultura (ICC), Instituto dos Arquitetos do Brasil- PI (IAB), Conselho de Arquitetura e Urbanismo-PI (CAU), profissionais da área, além de estudantes. Na oportunidade, o engenheiro civil, Helder de Sena Barbosa ministrou a palestra “Selo Casa Azul”, demonstrando os critérios necessários para que uma construção seja considerada sustentável.

A segunda edição do Teresina Sustentável acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, com palestras e debates relacionados à sustentabilidade das cidades, destinado a arquitetos, engenheiros, estudantes e interessados no assunto. 



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais