Cidadeverde.com

UFPI: 25 mil devem realizar novo cadastro para garantir matrícula

Todos os alunos da Universidade Federal do Piauí - UFPI -, inclusive os novatos, terão de se cadastrar no novo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA. Cerca de 25 mil estudantes só conseguirão fazer a matrícula curricular nas disciplinas do próximo período letivo se estiverem registrados no sistema antes do dia 26 de novembro. 


O SIGAA foi disponibilizado nesta terça-feira (13) pelo Núcleo de Tecnologia da UFPI. Quem já tinha cadastro no sistema "Aluno Online" deverá efetuar um novo cadastro. Como a matrícula curricular do segundo período letivo de 2012 está marcada para 26 de novembro, a Universidade recomenda que o registro das informações seja feito antes desta data, para evitar imprevistos. Caso o aluno esteja fora do sistema, não será possível registrar suas matrícula, notas e frequência, por exemplo. 

"O sistema também vai gerenciar toda a parte de monitoria dos alunos, atividades complementares. O histórico poderá ser autenticado digitalmente pelo próprio sistema, sem precisar de alguém para assinar", diz Ricardo Brito, coordenador de sistemas do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPI. 

Além da matrícula e emissão de documentos, o sistema vai agilizar a vida dos professores, que terão uma melhor forma de registrar a frequência e notas dos universitários, o que deve reduzir gastos no futuro com a impressão de papéis.

Os alunos da pós-graduação já estão cadastrados no SIGAA desde o início do ano. Após a adesão da graduação presencial, a UFPI deve expandir o sistema para os alunos do Ensino à Distância. Todos devem atualizar suas informações semestralmente.  

Quem tiver problemas no cadastro deve informar o coordenador ou chefe do departamento para pedir que o Núcleo de Tecnologia resolva a situação. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: UFPISIGAA