Cidadeverde.com

99,1% dos municípios do Piauí possuem bicliotecas públicas instaladas

Imprimir
Através do programa Mais Cultura, coordenado pela Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), e das ações do Governo Estadual e Municipal, a maioria dos municípios do Piauí está equipada com bibliotecas públicas. No Estado, 99,1% dos municípios já possuem bibliotecas.


O programa Mais Cultura funciona através da parceria entre as três instâncias da gestão pública. O Governo Federal disponibiliza kits com dois mil livros, mobiliários e equipamentos como computador, televisão, aparelho de DVD e de som; o poder municipal disponibiliza o espaço físico, em conjunto com a manutenção do espaço; e o Governo Estadual atua com a intermediação entre os poderes, fiscalizando e acompanhando a implantação dos kits.

“As bibliotecas são equipamentos culturais. São 222 municípios que possuem bibliotecas no Estado, e a ideia é que todos os municípios estejam com bibliotecas equipadas, já que esses espaços são um embrião de transformação social. As bibliotecas são centros de pesquisa e extensão e devem fazer parte do cotidiano da população”, explica o diretor da Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho, Gleydson Santos.

Modernização

Várias bibliotecas públicas dos municípios do Piauí estão passando por processo de modernização. A cidade de Dom Expedito Lopes, localizada a Sudeste do Piauí, por exemplo, é um dos municípios que, através do programa Mais Cultura, está sendo beneficiado com a modernização de sua biblioteca local.

As bibliotecas, com a modernização, recebem imobiliários mais sofisticado, tapetes, mapas, molduras, acervo em torno de 1000 livros, revistas culturais, gibis e outros.

As ações de modernização também contam com a implantação de telecentros em 69 municípios do Piauí. “Os municípios serão contemplados com telecentros na sede de cada biblioteca. Para essa etapa iniciar, estamos entrando em contato com as bibliotecas e notificando cada município para acelerar a organização da documentação e do espaço físico para a instalação de cada centro”, finaliza Gleydson Santos.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais